22 March 2025 -
O prefeito em exercício Álvaro Damião e o prefeito de Sabará, Sargento Rodolfo, anunciaram neste sábado (22) o início de obras de melhoria da Avenida Country Club, no trecho de 1,5 km que fica na divisa entre as duas cidades. A medida atende a uma reivindicação da comunidade e dos usuários da linha 9030 (Castanheiras/Centro) – a única do sistema convencional de Belo Horizonte que tem no seu trajeto uma via de terra.
A parte da avenida que passa pela capital mineira foi pavimentada em 2024, garantindo mais segurança e melhores condições de operação. A obra no trecho de Sabará começa neste sábado e será feita com material cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Será utilizada uma técnica denominada “salgamento de fresado” e que reaproveita material asfáltico, uma solução ambientalmente sustentável.
“Apenas uma linha de ônibus de BH ainda opera em uma rua de terra, que é a 9030. Aqui ele tem o apelido de poeirinha, mas esse apelido acabou. Vamos fazer o fresado em parceria com Sabará. A gente sempre viu um problema nas divisas de Belo Horizonte com os municípios, porque ficava um empurrando para o outro. O problema é que as pessoas sempre ficavam prejudicadas, e hoje com a nossa gestão e dos novos prefeitos, temos certeza que vamos melhorar a vida das pessoas”, afirmou Álvaro Damião.
A obra será conduzida pela Prefeitura de Sabará e a previsão é que seja concluída na terça-feira (25). Não será necessário alterar o trajeto da linha 9030 durante as intervenções. Atualmente, os ônibus percorrem 2,8 km da Avenida Country Club dentro de Sabará, dos quais cerca de 1,5 km ainda não estão pavimentados. São 61 pontos de embarque e desembarque em Belo Horizonte e 16 pontos em Sabará. A linha atende diariamente a uma medida de 1.850 passageiros.
A falta de pavimentação no trecho que fica em Sabará impacta diretamente a operação da linha, especialmente durante a temporada de chuvas, quando ocorrem interrupções no itinerário, deixando usuários sem atendimento. Desde 2023, foram realizados ajustes no quadro de horários da linha 9030, incluindo novas viagens diárias, elevando a oferta para 49 viagens por dia útil. No entanto, a melhora efetiva do serviço depende da pavimentação do trecho não asfaltado.