Pular para o conteúdo principal

 Prefeituras de BH e Nova Lima anunciam obras para melhoria do trânsito
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeituras de BH e Nova Lima anunciam obras para melhoria do trânsito

criado em - atualizado em

As prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima anunciaram, nesta segunda-feira (4), um conjunto de obras viárias no limite territorial entre os dois municípios para resolver o problema crônico de engarrafamento no trânsito na região. Quatro intervenções serão feitas nas proximidades do BH Shopping.

A primeira das obras, um viaduto em formato de “ferradura” para a ligação da MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro, com faixa adicional na BR-356, vai ser iniciada em até 60 dias e será de responsabilidade da prefeitura de Nova Lima.

Já a Prefeitura de Belo Horizonte fará o alargamento do viaduto sobre a BR-356, viabilizando uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia, e ajuste dos encaixes das alças existentes. A previsão é que as obras tenham início em julho deste ano.

Belo Horizonte será também responsável pela implantação de viaduto para viabilizar o acesso direto do fluxo de veículos procedente da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) para a MG-030 (sentido Belo Horizonte – Nova Lima), sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia.

De acordo com o prefeito Fuad Noman as melhorias que serão realizadas vão garantir mais fluidez do tráfego na região. “Estudos preliminares mostram que as pessoas vão gastar de 40% a 50% menos tempo nesse deslocamento”, disse.

“A prefeitura de Belo Horizonte vai investir R$100 milhões nas duas obras, os recursos são do orçamento da Prefeitura. Há uma parte de empréstimos que nós já conseguimos no passado, mas os recursos são todos assegurados”, disse.

A quarta obra será executada por Nova Lima, que vai fazer o alargamento da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima, e adequar a largura do vão do pontilhão da linha férrea.

As obras tomam por base o processo de rápida expansão urbana nos bairros Belvedere III, em Belo Horizonte, e Vila da Serra, Vale do Sereno e adjacências, em Nova Lima.

A MG-030, entre Belo Horizonte e Nova Lima, recebe um fluxo diário de aproximadamente 15 mil veículos, a maioria (12 mil) carros de passeio, 2 mil motos e o restante divididos entre caminhões e veículos de médio porte.