Pular para o conteúdo principal

Prefeitura vai implantar 60 jardins de chuva na Bacia do Córrego do Nado
Divulgação/PBH

Prefeitura vai implantar 60 jardins de chuva na Bacia do Córrego do Nado

criado em - atualizado em

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) irá implantar 60 Jardins de Chuva no entorno da Bacia do Córrego do Nado.  As obras tiveram início em fevereiro e serão feitas em etapas, com previsão de conclusão no segundo semestre deste ano. O investimento da Prefeitura de Belo Horizonte é de R$ 760 mil.

 

Os jardins de chuva são estruturas que contribuem para a captação de chuva, criando espaços de armazenamento que facilitam a infiltração no solo e ajudam na recarga do lençol freático. Estas estruturas recebem o escoamento de água e acumulam os excessos, formando poças que se infiltram gradualmente no solo, auxiliando o sistema de drenagem a trabalhar dentro da capacidade, mesmo durante os picos de precipitação. Também chamados de Sistema de Biorretenção, os jardins utilizam a atividade biológica de plantas e microrganismos para remover os poluentes das águas pluviais, contribuindo para a infiltração e retenção da água de chuva.

 

Nesta primeira fase estão sendo feitos nove jardins em vias do Bairro Itapoã: rua Sebastião Nepomuceno, rua Professor Ricardo Pinto, rua Recy Souza Paiva, rua Rosa Maria Savassi. “Esses Jardins de Chuva são soluções inovadoras que ajudam o município a minimizar os problemas climáticos em espaços urbanos”;" afirma o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.