Pular para o conteúdo principal

Dezessete pessoas em reunião em torno de uma mesa em forma de "u".
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura vai expandir ações de combate ao assédio sexual no transporte público

28/01/2019 | 19:41 | atualizado em 04/04/2019 | 09:35

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e da Guarda Civil Municipal, promoveu, nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, uma reunião com representantes de outras seis Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo apresentar as ações que vêm sendo realizadas na capital pelo Grupo contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Coletivo e, principalmente, convidar as corporações presentes a se tornarem parceiras na luta contra a importunação sexual no âmbito de seus municípios.   

A reunião contou com representantes das cidades de Nova Lima, Sabará, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Contagem, Betim, e também da Secretaria de Segurança do Governo do Estado. Na ocasião, o secretário municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilson Zeferino, ressaltou a importância da adoção, por todos os municípios, de ações de prevenção e da integração de políticas no combate ao assédio às mulheres no transporte público.

 

“Esse encontro é fundamental para dar protagonismo a cada uma das cidades e suas respectivas Guardas Municipais no combate a essa modalidade de crime. Estamos aqui apresentando um modelo que tem dado certo e que pode ser expandido”, afirmou.

 

A Campanha de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público de Belo Horizonte teve início em setembro de 2018, quando agentes femininas da Guarda e da BHTrans começaram o treinamento de operadores de linhas de ônibus, orientando-os sobre como agir diante dos casos de importunação sexual ocorridos nos coletivos. Posteriormente, passaram ser distribuídos folhetos educativos e apitos nas estações de ônibus e demais espaços públicos. Desde então já foram registradas sete ocorrências de assédio no transporte coletivo, com seis autores conduzidos para a delegacia.

 

O próximo encontro entre as Guardas Municipais será realizado após o período do Carnaval, quando as cidades que manifestarem o interesse em participar da campanha serão convidadas a assinar um termo de cooperação prevendo a execução de operações conjuntas entre os municípios.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55