Pular para o conteúdo principal

Dezessete pessoas em reunião em torno de uma mesa em forma de "u".
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura vai expandir ações de combate ao assédio sexual no transporte público

28/01/2019 | 19:41 | atualizado em 04/04/2019 | 09:35

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e da Guarda Civil Municipal, promoveu, nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, uma reunião com representantes de outras seis Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo apresentar as ações que vêm sendo realizadas na capital pelo Grupo contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Coletivo e, principalmente, convidar as corporações presentes a se tornarem parceiras na luta contra a importunação sexual no âmbito de seus municípios.   

A reunião contou com representantes das cidades de Nova Lima, Sabará, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Contagem, Betim, e também da Secretaria de Segurança do Governo do Estado. Na ocasião, o secretário municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilson Zeferino, ressaltou a importância da adoção, por todos os municípios, de ações de prevenção e da integração de políticas no combate ao assédio às mulheres no transporte público.

 

“Esse encontro é fundamental para dar protagonismo a cada uma das cidades e suas respectivas Guardas Municipais no combate a essa modalidade de crime. Estamos aqui apresentando um modelo que tem dado certo e que pode ser expandido”, afirmou.

 

A Campanha de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público de Belo Horizonte teve início em setembro de 2018, quando agentes femininas da Guarda e da BHTrans começaram o treinamento de operadores de linhas de ônibus, orientando-os sobre como agir diante dos casos de importunação sexual ocorridos nos coletivos. Posteriormente, passaram ser distribuídos folhetos educativos e apitos nas estações de ônibus e demais espaços públicos. Desde então já foram registradas sete ocorrências de assédio no transporte coletivo, com seis autores conduzidos para a delegacia.

 

O próximo encontro entre as Guardas Municipais será realizado após o período do Carnaval, quando as cidades que manifestarem o interesse em participar da campanha serão convidadas a assinar um termo de cooperação prevendo a execução de operações conjuntas entre os municípios.

Últimas Notícias

Vista aérea do Parque Juscelino Kubistchek, durante o dia. Parque Juscelino Kubistchek vai receber obras para maior conforto dos visitantes
Mais conhecido como Praça JK, o parque terá sua quadra de futebol de areia, muito procurada pelas comunidades, completamente reformada. 
14/08/2019 | 21:09
Mais de trinta pessoas passeando no BH é da Gente - Savassi, durante o dia. Shows de jazz, bossa e samba são atrações do BH é da Gente de domingo, dia 18/8

BH é da Gente tem ‘boliche ecológico’, ação contra Leishmaniose e shows de jazz, bossa e samba, neste domingo, dia 18/8.

14/08/2019 | 21:02