Pular para o conteúdo principal

Prefeitura trabalha em parceria com moradores para eliminar risco geológico
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura trabalha em parceria com moradores para eliminar risco geológico

criado em - atualizado em

Para ampliar o número de intervenções realizadas antes do período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte trabalha em parceria com os moradores da capital. Na região de Venda Nova, mais uma obra de prevenção ao risco geológico está sendo executada com orientação técnica da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) – desta vez na rua Mércia Wanderley Lara, Vila Mantiqueira. Além desta obra, cerca de outras 70 intervenções estão em andamento nas diversas regiões da cidade, com a consultoria e material fornecidos pela Urbel e mão-de-obra do morador.

Eloy Nader, engenheiro civil da Urbel, explica que esta é uma das modalidades de obra prevista pelo Programa Estrutural em Áreas de Risco (Pear). As intervenções são de menor porte e complexidade, como muros de contenção de menor tamanho, canaletas de drenagem, impermeabilização com tela argamassada, pavimentação de beco, entre outras.

Na obra da rua Mércia, será feito um muro de contenção, proteção da encosta, implantação da rede de drenagem e reconstrução de parte da casa que foi atingida pelas chuvas de 2022, além de reforço em muro já existente no local. 

Com a assessoria do engenheiro Eloy Nader, o motador Sérgio Rodrigues está executando a obra da casa do filho, Alexandre Barbosa, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. “Estamos fazendo o serviço aqui aos poucos. Na próxima chuva vai estar mais tranquilo. Meu filho vai voltar pra casa dele e ficar seguro”, comemorou.

As ações preventivas nas áreas de risco geológico são desenvolvidas não só no período das chuvas, que vai de outubro a março, mas durante todo o ano. A atenção nestas áreas é reforçada por meio de vistorias técnicas e monitoramento constante, principalmente nos locais mais críticos. Na chegada das chuvas, os esforços se concentram no atendimento à população.

Quando o local apresenta grau de risco alto ou muito alto, o qual não pode ser eliminado ou controlado por uma obra tecnicamente viável, a família é removida, sendo encaminhada para o Abrigo Municipal Granja de Freitas. Ela também pode acessar o programa Bolsa Moradia até o reassentamento definitivo em uma unidade habitacional construída pela PBH.