Pular para o conteúdo principal

Imagem das obras de prevenção de enchentes no Ribeirão do Onça
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura segue com as obras de prevenção de enchentes no Ribeirão do Onça

criado em - atualizado em

Com a meta de diminuir o risco de enchentes na região Nordeste de Belo Horizonte, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) mantém a execução da primeira etapa das obras de otimização do sistema de macrodrenagem da Bacia do Ribeirão do Onça. Estão em andamento as intervenções das paredes diafragma, as vigas de coroamento que receberão a estrutura de fechamento do canal, as vigas da estrutura que interligará o canal novo ao canal antigo e alguns reforços nos blocos de fundação da passarela de pedestre que liga o bairro 1° de Maio à Estação São Gabriel. Os trabalhos são supervisionados pela diretoria de Obras da Sudecap.
 
A obra prevê a implantação de canal paralelo à canalização existente do Ribeirão do Onça, iniciando nas proximidades do cruzamento da avenida Cristiano Machado com avenida Risoleta Neves até a divisa com a faixa de domínio da CBTU dentro da Estação São Gabriel, numa extensão de 286,96 metros. No trecho final, próximo à faixa de domínio da CBTU, esta nova estrutura se interligará ao canal já existente do Ribeirão do Onça.
 
O objetivo é duplicar o canal existente aumentando a capacidade de vazão para conduzir as águas das chuvas. Estão sendo investidos R$ 44,7 milhões, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e de financiamento junto ao Governo Federal. A previsão de término dos trabalhos é no segundo semestre de 2021.