Pular para o conteúdo principal

Praça com área de convivência, bancos, grama, cidadãs utilizando academia a céu aberto e passeando com pet
Foto: Mara Damasceno/PBH

Prefeitura revitaliza área verde na região Nordeste

17/07/2018 | 16:36 | atualizado em 11/12/2018 | 19:18
O objetivo é dar nova vida, novo vigor. Estimular o apoderamento do espaço pela comunidade e fomentar o convívio. Com essa finalidade, a Praça Giordano Bruno, localizada no bairro Palmares, região Nordeste de Belo Horizonte, acaba de passar por uma revitalização.
 
Para o embelezamento, alguns canteiros receberam mudas de moreias e singônio, que são plantas ornamentais. As árvores foram podadas, os passeios recuperados, os meios-fios pintados e seis bancos foram implantados. Os aparelhos de ginástica da Academia a Céu Aberto passaram por alguns ajustes e até um acesso a eles foi criado a partir da reciclagem de troncos de árvores. O gramado, apesar do tempo seco, gradativamente apresenta sinais de recuperação.
 
Os serviços executados na Praça Giordano Bruno tiveram início no dia 9 de maio e foram finalizados na semana passada. Realizadas pela Gerência de Infraestrutura Urbana Nordeste, as intervenções foram bem recebidas pelos moradores da região. “O trabalho realizado foi feito com muito carinho pela equipe e a Prefeitura espera que a comunidade local seja a grande parceira do poder público no uso e conservação do espaço”, enfatiza a gerente de Infraestrutura Urbana Nordeste, Rosilene Marly da Silva Prates.
 
Angela Maria dos Santos, de 58 anos, mora próximo à Praça Giordano Bruno e sempre frequentou o espaço. “Faço exercícios físicos diariamente nos aparelhos de ginástica daqui da praça e a revitalização trouxe um novo olhar ao espaço. Agora compete aos moradores se apropriarem desse lugar com carinho e cuidado”, ressalta a moradora.
 
As melhorias também agradaram Niuza Rosário, 61, moradora da região de Venda Nova. Semanalmente ela vem ao Palmares visitar a sua irmã, que mora justamente em frente à praça. “Eu valorizo muito a natureza e morar próximo a uma área verde é um privilégio. A Praça Giordano Bruno ficou ótima depois das benfeitorias realizadas. O poder público fez a sua parte e a comunidade também deve fazer a sua, cuidando da manutenção do espaço”, disse Niuza.
 

Importância das praças na cidade

As praças, assim como outras áreas verdes, têm uma importância muito grande para os centros urbanos, pois elas são responsáveis pela presença de vegetação na cidade e proporcionam inúmeros benefícios aos seres humanos. Além das funções estética, educativa, ambiental e ecológica, essas áreas também desempenham uma importante função social - são espaços para o convívio entre os moradores e a prática de exercícios físicos.  
 
Aliás, desde a antiguidade que as praças foram instituídas como locais públicos propícios à convivência e aos encontros. Atualmente, também funcionam como espaços que rompem a homogeneidade urbana como pontos de descompressão entre as edificações que as envolvem. São áreas que guardam beleza e memória, provocam contemplação e bem-estar, garantindo inúmeros benefícios ao homem que vive na cidade.
 

17/07/2018. Prefeitura revitaliza área verde na região Nordeste. Fotos: Mara Damasceno/PBH