Pular para o conteúdo principal

Trator e profissionais da Prefeitura removendo terra e entulho em obra.
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura retoma obra de OP na Vila Alto Vera Cruz

criado em - atualizado em
Os moradores da Vila Alto Vera Cruz, na região Leste da cidade, estão comemorando a continuidade da obra de urbanização da rua General Osório. O empreendimento foi conquistado no Orçamento Participativo de 2005/2006 e contempla a abertura de via veicular e via de pedestre na rua General Osório, entre ruas Fernão Dias e Desembargador Saraiva e entre as ruas Itaipu e Itamar. Segundo o engenheiro da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Alexandre Dayrel, os moradores passarão a contar com rede de água, esgoto e luz oficiais. Também fazem parte do escopo a rede de drenagem, contenções de encosta e pavimentação da via. A primeira parte da intervenção foi concluída em 2016 e consistiu na construção das 16 unidades habitacionais para o reassentamento das famílias removidas do trecho de obra.
 
Ivan Mateus Dutra, líder comunitário do Alto Vera Cruz há 40 anos e representante da região Leste na Executiva da Comforça, recebeu a notícia da retomada da obra com muita alegria. “Essa é a quarta empresa que assume a obra. Três foram embora. Esperamos que essa chegue ao final. Eu e a comunidade estamos muito satisfeitos, rindo à toa”, contou com entusiasmo. 
 
Para Andrea Castro, moradora da vila há 52 anos, a intervenção vai melhorar muito a vida de todos que moram no local. “Estamos achando ótimo. As pessoas chegarão em casa com mais segurança. Aqui estava muito perigoso fechado desse jeito. O pessoal jogava lixo, cachorro morto, colocava fogo. Estava um sofrimento. Já veio até bombeiro apagar fogo aqui. Tinha que fechar o posto de saúde e tudo de tanta fumaça”, explicou.
 
Além da melhoria de infraestrutura para quem mora na rua General Osório, a abertura também vai desafogar o trânsito da região. Segundo o Ivan Dutra, em horários de maior movimento, as ruas Desembargador Bráulio e Tebas não conseguiam receber mais o fluxo de veículos que circulam no local. “Às vezes ficamos parados esperando meia hora para passar. Quando puder descer a General Osório vai dividir o movimento. Além disso, quando tem gente doente lá na parte baixa da rua é muito difícil subir porque não vai carro lá. E, por último, a segurança vai aumentar muito quando puder passar viatura da polícia aqui no local.”, concluiu.  
 
Segundo a Chefe da Divisão de Acompanhamento de Empreendimentos da Urbel, Adriana Lemos, esta intervenção conta com um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões, somando a etapa concluída e a que se encontra em execução.
 

03/08/2018. Prefeitura retoma obra de OP na Vila Alto Vera Cruz. Fotos: PBH/Divulgação