Pular para o conteúdo principal

Prefeitura renova frota de viaturas da Guarda Civil Municipal
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura renova frota de viaturas da Guarda Civil Municipal

criado em - atualizado em

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte terá 137 novos veículos para reforçar as ações de segurança na capital. A renovação da frota será concluída no final deste mês e compreende 99 carros, cinco vans, uma furgoneta, um ônibus e 31 motocicletas. Parte dos veículos foi entregue nesta segunda-feira (24), durante solenidade na porta da Prefeitura de Belo Horizonte, com a presença do prefeito em exercício Álvaro Damião. 

A chegada dos novos veículos representa um importante avanço para a segurança da cidade. A Guarda Civil Municipal desempenha um papel essencial na prevenção da violência e proximidade com a comunidade, atuando estrategicamente para inibir crimes e garantir a ordem nos espaços urbanos.

“A gente fala sempre que tem que cuidar das pessoas, e cuidar também de quem cuida das pessoas, que são os nossos guardas, que estão ali dentro as viaturas, trabalhando diariamente para trazer tranquilidade para os moradores. E a  importância de uma renovação da frota não é só para quem está dentro da viatura, mas para o belo-horizontino sentir que está sendo cuidado", afirmou Álvaro Damião. 

A substituição programada da frota garante, também, que os guardas municipais tenham sempre à disposição veículos em plenas condições de uso, assegurando a continuidade operacional das atividades de patrulhamento, fiscalização e atendimento das demandas. Os 137 novos veículos foram locados com recursos da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

O novo contrato estabelece que, em caso de manutenção, os veículos serão substituídos imediatamente, sem qualquer interrupção nos serviços prestados à população. A renovação da frota está prevista a cada três anos, sem custos adicionais para o Município, garantindo que a corporação tenha acesso contínuo a veículos modernos e adequados às suas funções.

A corporação já possuía uma caminhonete, uma van e um automóvel destinado especificamente ao Grupamento de Proteção à Mulher: Guardiã Maria da Penha, além de um sprinter, dois quadriciclos e seis trailers da Unidade de Segurança Preventiva (USP). Conta ainda com mais oito viaturas recentemente doadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). 

Com a renovação da frota, a Guarda Civil Municipal aprimora a realização do patrulhamento em toda a cidade e em áreas estratégicas, como nas unidades de saúde, escolas, parques e outros equipamentos públicos. Durante seus deslocamentos, os agentes fazem rondas em praças e vias públicas, colaborando com outras forças de segurança do Estado para reforçar a sensação de segurança e garantir a ordem pública na cidade.