25 July 2019 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), retomou as obras de construção da nova sede da UPA Norte I, paralisada desde 2016. A ordem de serviço foi assinada em 24 de junho.
Localizada na avenida Risoleta Neves, no bairro Araão Reis, a edificação possuiu 1.793 metros quadrados e está construída em um terreno de aproximadamente 21,1 mil metros quadrados. O investimento é de aproximadamente R$ 3,4 milhões, com recursos originados do Banco de Desenvolvimento da América Latina e o prazo de execução dos trabalhos é de um ano.
Os serviços contemplam construção de acessos, estacionamento, blocos de apoio de serviços e unidade pré-hospitalar, com área de pronto-atendimento. Também serão feitas a recuperação e a substituição de todos os elementos da edificação e da área externa que foram depredados ou deteriorados durante o tempo em que a obra ficou paralisada.
Superintendente da Sudecap, Henrique Castilho destaca que a paralisação trouxe prejuízos para a edificação. “É uma obra paralisada há três anos e durante esse tempo houve furtos e depredações. A empresa já está montando o canteiro de obras e a nova sede será uma importante referência nos atendimentos de urgência da região, promovendo melhorias na qualidade da assistência”, comenta.
Atendimento
A UPA Norte é uma importante referência para os atendimentos de urgência do município. Atualmente a unidade está localizada no bairro Primeiro de Maio e conta com médicos das especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia, ortopedia, além de equipe de enfermagem, serviço social, odontologia, Serviço de Atenção Domiciliar e equipe multiprofissional de bioquímicos, farmacêutico, técnicos de radiologia e de laboratório, pessoal de limpeza, porteiros e administrativos. A procura por atendimento na unidade tem aumentado ao longo dos anos. Em 2017, a unidade prestou mais de 92 mil atendimentos. Em 2018 foram mais de 97 mil e em 2019, até maio, foram mais de 46 mil atendimentos.
“Essa obra é aguardada com grande ansiedade, visto que a Unidade de Pronto Atendimento Norte foi a primeira visita feita pelo prefeito Kalil a uma unidade do SUS-BH e naquela ocasião já foi identificado que a atual sede deveria ser substituída. Será um novo prédio com grande qualidade para a população e trabalhadores. A nova UPA Norte vai possibilitar melhores condições de trabalho e qualidade assistencial”, afirma o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.