Pular para o conteúdo principal

Imagem de uma das praças em reforma na região Oeste
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura reforma importantes praças na região Oeste

criado em - atualizado em

As praças Leonardo Gutierrez, no bairro Gutierrez, e Inácio da Fonseca, no bairro Calafate – ambas localizadas na região Oeste da Capital – em breve estarão de cara nova. As duas praças, referências de localização e de convívio em seus respectivos bairros, passam atualmente por ampla reforma realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

De uso intenso pela comunidade local em tempos de normalidade, a Praça Leonardo Gutierrez terá todo o seu calçamento recuperado, alteração no layout dos canteiros e jardineira, bem como do traçado dos caminhos internos da praça, remodelagem e troca de mobiliário, e instalação de novos equipamentos de exercícios físicos e de novo playground, para a diversão das crianças.

Como uma praça recebe em seu entorno grande fluxo de veículos, haverá também medidas para priorizar a segurança dos pedestres. Os locais de travessia receberão rampas e rebaixamento do meio-fio para melhorar a acessibilidade e, em alguns pontos, os passeios serão alargados, permitindo um tempo menor de travessia sobre a pista de rolamento. Em frente à igreja, também será feita uma faixa construída em blocos intertravados, em vez de asfalto, o que induz à redução de velocidade do trânsito.

Já na Praça Inácio Fonseca, localizada no Calafate, os serviços contemplam a recuperação do piso, recomposição das rampas, recuperação de muretas e cordões de proteção, plantio de forração vegetal nos canteiros e troca ou recuperação de todos os bancos da praça. Por estar localizada em um terreno de declividade acentuada, a questão da acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção terá uma atenção especial. Além da instalação de rampas com rebaixamento de meio-fio para a travessia de pedestres e instalação de corrimão em escada no interior da praça, também será construído um caminho interno com pequena inclinação para permitir um percurso sem o uso da escada.

As obras estão previstas para serem concluídas até outubro deste ano e o investimento é de cerca de R$ 550 mil. O Superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, conta que as reformas nessas duas praças atendem aos anseios dos moradores dos bairros, que elegeram as intervenções por meio Orçamento Participativo de 2013.

“Damos uma atenção muito especial aos pedidos dos cidadãos. Assumimos a atual gestão em 2017 com cerca de 450 empreendimentos aprovados pelo Orçamento Participativo que estavam paralisados ou sequer haviam iniciado. Desde então, a Prefeitura, por meio da Sudecap e também da Urbel, retomou mais de 300 dessas obras, tendo concluído 114. Tenho certeza que os frequentadores das praças Leonardo Gutierrez e Inácio da Fonseca ficarão muito satisfeitos com a nova praça que irão receber”, avalia o superintendente.