Pular para o conteúdo principal

Observatório de Direitos Humanos
Foto: Arte PBH

Prefeitura reativa Observatório de Direitos Humanos em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania promove, no próximo dia 5, um encontro virtual de reativação do Observatório de Direitos Humanos de Belo Horizonte. O evento é aberto ao público e podem participar coletivos e organizações sociais, instituições e grupos de pesquisa, pesquisadores individuais e interessados em geral com inscrições prévias, pelo link, realizadas até as 12h desta quarta-feira, dia 4. O objetivo é contribuir para o acompanhamento e a avaliação da situação dos direitos humanos no município.

O Observatório de Direitos Humanos de Belo Horizonte busca constituir um espaço interativo para compartilhamento de informações, estudos e proposições que subsidiem o aprimoramento das políticas públicas de direitos humanos no município. A realização deste evento reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte em fortalecer, junto à comunidade, as ações de direitos humanos, especialmente para os segmentos sociais vulneráveis como a população negra, povos e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, migrantes, LGBT, idosos, mulheres, juventude, crianças e adolescentes.

Belo Horizonte apresenta sua atuação no desenvolvimento de políticas públicas setoriais voltadas para a promoção, garantia e defesa dos direitos humanos e de cidadania com ações realizadas pela Subsecretaria de Direitos de Cidadania, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. São programas e projetos desenvolvidos a partir da articulação com uma ampla rede de entidades parceiras, ligadas ao poder público, ONGs e movimentos organizados da sociedade civil.