Pular para o conteúdo principal

Praça limpa e conservada, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura realiza trabalho permanente de limpeza e conservação de praças

criado em - atualizado em

Praças limpas e conservadas nas diversas regiões da capital mineira.  Com o trabalho de manutenção desenvolvido de forma permanente pela Prefeitura nesses espaços, a população pode contar com locais mais confortáveis e seguros para o lazer, prática de exercícios e interação ao ar livre. Do ano passado até agora, 363 praças receberam ações de manutenção e 18 intervenções estão andamento, realizadas pelas gerências de manutenção das nove regionais ligadas à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Em dois anos, o valor destinado para essas ações chega a cerca de R$ 15 milhões.

 

Entre outros, são realizados serviços de limpeza geral, irrigação, podas de árvores e arbustos, manutenção dos aparelhos da Academia a Céu Aberto, pinturas de pisos, colocação de bancos e lixeiras e roçagem dos gramados, e intervenções para acessibilidade, de acordo com a necessidade apresentada de cada lugar.

 

“Fazemos as manutenções necessárias trazendo simples benefícios, mas que fazem diferença para os frequentadores das praças e garantem mais segurança para os espaços. É dever do Poder Público dar suporte às áreas de lazer da população, mas também contamos com a ajuda dos moradores na conservação e bom uso dos locais”, afirma o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

 

 

Nova paisagem

Quem passa pela praça República Tcheca, na avenida Vilarinho, regional Venda Nova, pode constatar as melhorias feitas no local. “É impossível não reparar na nova paisagem. A Prefeitura está realizando um ótimo trabalho, daqui do meu estabelecimento fico admirando a vista”, assinala a comerciante Vanderlane Braz, proprietária de um mercado em frente à praça.

 

Além de deixar a cidade mais bonita, as praças oferecem oportunidades para quem deseja relaxar e ter contato com o ar livre. Outra praça recém revitalizada da regional Venda Nova é a praça Economisa, no bairro Santa Mônica. O morador Domingos Roberto, de 47 anos, aproveita o horário de almoço para descansar e afirma que a praça ficou bem melhor. “A praça é nossa, e devemos preservá-la, aqui é um local para descansar, aproveitar a sombra e distrair a mente”, considera.

 

A Praça Minerva, localizada na avenida Silva Guimarães, bairro Jatobá, regional Barreiro, divisa de Belo Horizonte e Ibirité, sofreu com o descarte de lixo e depredações por parte dos moradores. É o que conta a moradora Jéssica Silva, que trabalha em uma loja de roupas ao lado da praça.

 

“Vinha gente de moto jogar lixo. Como tinha muito alimento, os cachorros espalhavam tudo e ficava um mau cheiro horrível”, afirma. Com a retirada dos lixos do local, em uma ação conjunta da Prefeitura de Belo Horizonte e a de Ibirité, a praça ganhou novas cores. Foram instalados novos bancos, uma nova pintura e a manutenção do jardim.     

 

Com áreas para caminhada, ginástica, parquinho e um extenso gramado, a praça dos Ciganos, na Vila Pinho, virou ponto de encontro para pessoas de todas as idades. “O espaço ficou muito bom e fica sempre bem cheio”, observa a moradora Elisabeth Batista.

 

 

26/04/2019. Manutenção de praças. Fotos: Divulgação/PBH