Pular para o conteúdo principal

Mais de sessenta pessoas reunidas, três delas seguram uma bandeira de arco-íris.
Foto: Zaira Magalhães/PBH

Prefeitura realiza seminário para debater equidade nas políticas públicas

criado em - atualizado em

Na segunda-feira, dia 23/9, acontece o Seminário Municipal Diálogos para Equidade: Políticas Públicas e Cidadania em Belo Horizonte. O evento, que começa a partir das 8h30, tem o objetivo de fomentar a troca de saberes entre o Poder Público, a academia e a sociedade civil, sobre a importância de considerar as dinâmicas sociais presentes nas relações entre homens e mulheres ao elaborar, executar, monitorar e avaliar as políticas públicas. O evento será na Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212 - Centro).

 

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, o seminário contará com a participação de representantes de secretarias municipais, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e de organizações da sociedade civil. O evento é uma das ações da Prefeitura no cumprimento do compromisso assumido pelo Município perante a Organização das Nações Unidas (ONU) em agosto de 2017, de implementar a plataforma Cidade 50-50: todas e todos pela igualdade.

 

A plataforma Cidade 50-50 surge do reconhecimento e importância em fomentar, elaborar e executar ações e políticas públicas municipais que promovam a equidade de gênero e empoderamento das mulheres no território das cidades, nas esferas pública e privada, na economia, na política, no ambiente de trabalho, na saúde, na educação, na cultura, no lazer, na mobilidade, no transporte público e outras áreas.

 

A programação se estende até às 17h e conta com painéis temáticos e apresentação de um esquete teatral. A atividade é gratuita, e é necessária inscrição prévia para participação neste link.  A programação completa pode ser conferida no portal da Prefeitura.

 

 

Programação

8h30 - Credenciamento

 

9h - Mesa de abertura

 

10h - Painel 1 - Estudos sobre as relações entre mulheres e homens e seus impactos na promoção da equidade nas políticas públicas

 

12h - intervalo para o almoço

 

13h30 - apresentação do esquete “O Nome Dela”

 

14h - Painel 2 - A experiência da PBH com a ONU Mulheres e a Plataforma Cidade 50-50: diagnóstico do município e construção do Plano Municipal de Equidade de Gênero

 

15h15 - intervalo

 

15h30 - Painel 3 - Roda de Conversa “Experiências da Sociedade Civil na promoção da Equidade”