Pular para o conteúdo principal

Peça de teatro com dois personagens vestidos de palhaço
Foto: Ricardo Laf/PBH

Prefeitura realiza programação especial no Mês das Crianças

criado em - atualizado em

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza uma programação especial no mês de outubro. São mais de 70 atividades voltadas para o público infantil em comemoração ao Dia das Crianças. Oficinas, espetáculos teatrais, shows, contação de histórias e rodas de leitura integram a programação gratuita dos centros culturais, bibliotecas, centro de referência e teatros municipais.

 

Um dos destaques será a “Semana das Crianças”, realizada de 9 a 13 de outubro nos teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado. Entre as atrações estão os espetáculos teatrais “Chapeuzinho Vermelho”, “João de Barros”, “Uma surpresa para Benedita”, “Palhágico Chaveirinho – O Palhaço Mágico, “Jojo e Palito – O Descobrimento do Brasil”; o show infantil, “Uma Aventura no Mundo do Tudo é Possível”; a contação de história, “O Patinho Feio” e oficina de circo com o Grupo Trampulim.

 

Os 17 Centros Culturais da cidade também vão receber uma programação voltada para as crianças e suas famílias. As atividades passam por diversas linguagens artísticas como música, literatura, circo e teatro. Destaque para as ações permanentes como as oficinas “brinquedos e brincadeiras” com momentos lúdicos de interação social. Nessa oficina, as famílias são estimuladas a vivenciar brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o desenvolvimento da oralidade, e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. 

 

Já o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, vai  receber apresentações de teatro e contações de histórias do projeto Segunda Pretinha. Na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte estão programados lançamento de livro, leituras compartilhadas, além de atividades de promoção do livro e da leitura.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - MÊS DAS CRIANÇAS

 

CENTROS CULTURAIS

 

CENTRO CULTURAL VILA FÁTIMA

Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima - 3277-8193

 

  • Não preciso ser Princesa

Leitura seguida de bate-papo e reflexão sobre o que é ser mulher e o que todos podem fazer para diminuir os preconceitos e promover o equilíbrio entre os gêneros. Com Ericka Martin. Público: a partir de 8 anos.

Dia 2, quarta, às 14h

 

  • Lê uma História pra mim? – Especial Mês das Crianças

Leitura de livros infantis escolhidos pelos participantes entre uma seleção de livros sobre crianças e brincadeiras. Com Ericka Martin e Thiago Barbosa. Público: a partir de 4 anos.

Dia 9, quarta, às 14h

 

  • Oficina Ilustrando Poesia

Ilustração de poemas escolhidos pelos participantes entre a seleção disponível, seguida da produção de ilustrações e leitura compartilhada dos poemas escolhidos. Com Ericka Martin. Público: a partir de 6 anos. 

Dia 10, quinta, às 14h

 

  • Espetáculo Pequeno Príncipe – Orquestra Ouro Preto

Prepare-se para uma aventura sem precedentes, cheia de simbolismos, em que a coragem para as novas descobertas e o valor de contemplar as pequenas coisas se encontram em uma narrativa repleta de musicalidade.

Dia 12, sábado, às 18h

 

  • Quem manda aqui?

Leitura de trechos do livro “Quem manda aqui?”, de André Rodrigues e outros autores, seguida de bate-papo sobre a política do dia a dia com as crianças. Com Ericka Martin. Público: a partir de 8 anos.

Dia 16, quarta, às 14h

 

  • Você tem Medo de quê?

Leitura de textos literários e informativos sobre o medo, seguida da criação de texto e ilustrações sobre o tema. Com Thiago Barbosa. Público: a partir de 8 anos.

 Dia 23, quarta, às 13h

 

  • O Nome das Coisas

Leitura compartilhada do livro “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias”, de Ruth Rocha, e oficina de criação de palavras a partir da proposta do livro. Com Ericka Martin. Público: a partir de 8 anos.

Dia 30, quarta, às 14h

 

 

CENTRO CULTURAL PADRE EUSTÁQUIO

R. Jacutinga, 821 - Padre Eustáquio - 3277-8394

 

  • Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 3, quinta, das 10h às 11h30

 

  • Espaço Brinquedos e Brincadeiras – Boas-vindas ao Mês da Criança

O Espaço proporcionará atividades interativas com brinquedos e brincadeiras tradicionais e mural com informações para conscientização do abuso sexual e trabalho infantil.

Visitação: Segundas, das 13h às 21h; terça a sexta, das 8h às 21h; sábados, das 9h às 12h.

 

 

CENTRO CULTURAL ZILAH SPÓSITO

Rua Carnaúba, 286, Conjunto Zilah Spósito – Jaqueline - 3277-5498

 

  • Rimos e Rimas

Espetáculo literário-musical de contos, poemas e brincadeiras para fazer cantar o coração de meninos e meninas. Nele, a artista Beatriz Myrrha fala por meio de palavras e sons sobre o universo da infância nas histórias da tradição oral, nos contos autorais, poemas e nas canções, tudo carregado de humor, alegria e delicadeza. Repertório: contos de tradição oral e autoral brasileiros.

Dia 4, sexta, às 15h30

 

  • Jardim de Engatinhar

Encontro de mediação da leitura para primeira infância. Quando as crianças começam a engatinhar, elas também passam a enxergar o mundo de uma nova perspectiva, literalmente. Nessa fase, o campo de exploração aumenta bastante, já que elas conseguem se movimentar sem a ajuda dos adultos. Público: crianças de 0 a 3 anos e suas famílias.

Segundas, 15h30

 

 

CENTRO CULTURAL NORDESTE – USINA DE CULTURA

Rua Dom Cabral, 765 – Bairro Ipiranga – 3277-6052

 

  • Prosa de Saberes Tradicionais – Especial Mês da Criança

Encontro com a pesquisadora Ana Maria, com orientações sobre saúde e ecologia, além de oficinas de plantas para chá e doação de mudas, entre outras atividades. 

Dia 5, sábado, das 9h às 13h

 

 

CENTRO CULTURAL LIBERALINO ALVES DE OLIVEIRA

Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha - 3277-6077

 

  • Exposição A Literatura Infantojuvenil no Brasil

De 7 a 11 de outubro

 

  • Contação de História – Dadá Ramos

Dadá Ramos é curinga do Teatro do Oprimido e contador de histórias.

Dia 8, terça, às 14h

 

  • Roda de Leitura

Venha ouvir histórias divertidas sobre as travessuras e peripécias das crianças, com Priscila Miranda.

Dia 10, quinta, às 10h

 

  • Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 11, sexta, às 14h

 

 

CENTRO CULTURAL SÃO GERALDO

Av. Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo - 3277-5648

 

  • Meu Pequeno Dicionário

Você conhece um dicionário? O que acha de ser o autor ou a autora do seu próprio dicionário? A oficina, com Daniela Figueiredo, propõe a criação de um dicionário inspirado no livro “Casa das estrelas: o universo pelo olhar das crianças”, de Javier Naranjo. Público: crianças a partir de 5 anos.

Dia 8, terça, às 14h

 

  • Serão de Contos 

Quem gosta de ouvir boas histórias tem um motivo a mais para sair de casa nas noites dos serões. O grupo Abrapalavra apresenta contos e poemas com canções, que tecem temas universais: amor, esperança, medo, saudade. Narradora: Aline Cântia. Músicos: Chicó do Céu e Fernando Chagas. Público: livre.

Dia 10, quinta, às 19h30

 

 

CENTRO CULTURAL SALGADO FILHO

Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho - 3277-9625

 

  • Literatura para Bebês (0 a 3 Anos)

O que é literatura para bebês e por que oferecê-la para crianças tão pequenas? Com Laís Penna. Público: bibliotecárias, mediadoras de leitura, professoras e demais interessadas.

Dia 9, quarta, às 19h

 

  • Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 10, quinta, às 14h

 

 

CENTRO CULTURAL VILA SANTA RITA

R. Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita - 3277-1519

 

  • Quartas do Conto Especial Mês das Crianças

Nesse mês quem escolhe o livro da hora do conto são as crianças! Público: livre.

Dias 9 e 16, quartas, às 14h30

 

  • Oficina Brincatória para Pais e Educadores

A oficina, com Shirley Rodríguez, tem por objetivo criar um ambiente propicio para a reflexão sobre a importância do brincar, bem como o resgate de brincadeiras que perpassam o imaginário popular. Público: pais, educadores e interessados em geral. Vagas: 20.

Dia 10, quinta, às 14h30

 

  • Oficina Adereços Fantasmagóricos

Venha ouvir histórias de terror e confeccionar máscaras assustadoras. Público: livre.

Dia 15, terça, às 14h30

 

  • Brincatória

Atividade que conjuga contação de histórias, cantigas e brincadeiras, com Shirley Rodríguez. Público: livre.

Dia 17, quinta, às 14h30

 

  • Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 22, terça, às 14h

 

  • Histórias a Céu Aberto – 2ª Edição

Sabe aquela história que mora no fundo do seu coração? Venha contá-la para gente. Vai ter contação de histórias, troca de livros, música e muita literatura! Público: livre.

Dia 30, quarta, às 14h30

 

  • 1° Dia D: Lendas Urbanas

Você já ouviu falar da Loura do Banheiro ou do Homem do Saco? Venha ouvir essas e outras lendas urbanas no primeiro Dia D da Biblioteca do CCVSR. Público: livre.

Dia 31, quinta, às 15h

 

 

CENTRO CULTURAL VENDA NOVA

R. José Ferreira Santos, 184 - Novo Letícia - 3277-5533

 

  • Serão de Contos

O projeto assume o compromisso com a literatura escrita em suas múltiplas abordagens e maneiras de narrar. No palco, Aline Cântia, Fernando Chagas e Chicó do Céu. Público: livre.

Dias 9 e 30, quartas, às 19h30

 

  • Show de Cabelo

Oficina de construção de enfeites, prendedores e tiaras para cabelo, com Eva Martins. Necessário trazer um tique-taque, prendedor bico de pato ou tiara de plástico. Vagas: 15.

Dia 14, segunda, às 14h30

 

  • Pintando o Sete

Oficina de pintura para crianças, para estimular a imaginação, a criatividade e o contato com a mistura de cores de forma lúdica e descontraída, com Sabrina Damas.

Dia 15, terça, às 9h

 

  • Oficinas Circenses

As oficinas, com o Circo Aloma, objetivam proporcionar aos participantes os primeiros contatos com o universo circense. Público: a partir de 8 anos. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Dias 15 e 17, terça e quinta, das 14h às 16h; dias 16 e 18, quarta e sexta, das 9h às 11h 

 

  • Bibi vai à Escola

Bibi, uma menina muito pirracenta, não quer ir para a escola de jeito nenhum. E de repente descobre um lugar superdivertido! Com Eva Martins.

Dia 16, quarta, às 14h30 

 

  • Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 18, sexta, às 14h30

 

  • Orquestra Escola Criarte

Fundada em 2002 pelo professor e músico José Alarico Elias Gonçalves, a Orquestra Escola Criarte é uma organização sem fins lucrativos que atende várias crianças, adolescentes e adultos na região de Venda Nova

Dia 19, sábado, às 10h

 

  • O Palhaço de Picadeiro – Circo Aloma

Xuxu e Alegra chegam a um circo procurando por emprego. O dono do circo, para contratá-los, exige que façam um teste, que consiste em realizar as proezas que caracterizam o fantástico mundo do circo. Mesmo nenhuma habilidade, os dois desempregados aceitam passar pela prova, pois farão de tudo pelo emprego. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Dia 19, sábado, às 11h

 

 

CENTRO CULTURAL VILA MARÇOLA

R. Mangabeira da Serra, 320 - Serra - 3277-5250

 

  • Ilustrando Poesia

Leitura de poemas escolhidos pelos participantes entre a seleção disponível, seguida produção de ilustrações, com Ericka Martin. Público: a partir de 6 anos

Dia 10, quinta, às 14h   

 

  • Espetáculo Pequeno Príncipe – Orquestra Ouro Preto 

Prepare-se para uma aventura sem precedentes, cheia de simbolismos, em que a coragem para as novas descobertas e o valor de contemplar as pequenas coisas se encontram em uma narrativa repleta de musicalidade.

Dia 12, sábado, às 18h

 

CENTRO CULTURAL URUCUIA

R. W3, 500 - Urucuia - 3277-1531

 

  • Semana da Criança

A semana promete tardes muita diversão no Centro Cultural Urucuia. Entre as atividades estão o Clube do Cinema, no dia 15; A contação de história: “Se criança governasse o mundo”, seguida de atividades lúdicas, no dia 16; Oficina de Brincadeiras, no dia 17; e Piquenique Literário, no dia 18. Com mediação de Wanessa Alves.

De 15 a 18, das 14h às 16h

 

 

CENTRO CULTURAL SÃO BERNARDO

Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo - 3277-7416

 

  • Semana das Crianças

Jogos, oficinas literárias, brincadeiras e “sessão pipoca” com a exibição de curtas e médias-metragens infantis.

De 15 a 18/10, a partir das 14h

 

  • Lorotinha 

As Rosas do São Bernardo e o CCSB convidam você e sua família para comemorar o Mês das Crianças, num Café com Lorota dedicado a elas. Além dos “causos”, da boa música e da prosa, teremos brincadeiras, jogos e guloseimas.

Dia 24, quinta, às 15h

 

 

CENTRO CULTURAL ALTO VERA CRUZ

R. Padre Júlio Maria, 1577 - Alto Vera Cruz - 3277-5312

 

  • Oficina Fanzines: O primeiro caminho para a autopublicação

A oficina, com a quadrinista e ilustradora Rebeca Prado, propõe a apresentação de estratégias narrativas das histórias em quadrinhos (desenhos, balões, texto, quadros, requadros, etc) aplicada em tiras.

Dia 17, quinta, às 10h

 

  • Bonecas e Bonecos de brincar, rezar e amar

Tendo como técnica principal a costura e o papel machê, a oficina propõe a investigação e a confecção de bonecas. Público: a partir de 14 anos. 

Quartas, das 14h às 16h

 

  • Brinquedos e Brincadeiras

Momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Brincante: Farias. Local: Praça Padre Marcelo (Praça do Posto).

Quartas, a partir das 17h

 

CENTRO CULTURAL BAIRRO DAS INDÚSTRIAS

R. dos Industriários, 289 - Bairro Novo das Indústrias - 3277-9176

 

  • Histórias de uma Perna Só

Contação de histórias com Pierre André.

Dia 23, quarta, às 15h

 

  • Serão de Contos

Leituras de contos de sabedorias sobre a infância realizadas por Fernando Chagas e Aline Cântia, com música de Chicó do Céu. 

Dia 24, quinta, às 19h30

 

  • Teatro – João-de-Barros

Este teatro não é sobre ser criança. É sobre o menino que há no homem. A infância que vive em mim quer conversar com a infância que vive em você... Eu sou o João-de-Barros. O João-de-Barros sou eu. E você, quem é?

Dia 25, sexta, às 10h

 

  • Brinquedoteca

Um espaço para crianças e jovens brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade com muitos brinquedos e jogos. E uma surpresa especial para todas as crianças!

Dia 26, sábado, às 14h às 16h

 

  • Mostra Infantil

E espaço aberto para apresentações, aulas, oficinas e atividades realizadas pelas crianças no CCBDI. A mostra conta com a participação das turmas de capoeira do Grupo Abadá e dança e circo, da Escola Livre de Artes.

Dia 26, sábado, às 16h às 17h

 

  • Show Musical – Cantarolê

O show mistura músicas, histórias e brincadeiras, envolvendo a todos com histórias contadas, cantadas, lidas, que permitem uma viagem ao imaginário, ao desconhecido e ao fantasioso. No palco, o músico José Alves e cantadora e contadora de histórias Isabel Cristina.

Dia 26, sábado, às 17h às 18h

 

 

CENTRO CULTURAL JARDIM GUANABARA

8193 R. João Álvares Cabral, 277 - J. Guanabara - 3277-6703

 

  • Contação de Histórias com Roberto de Freitas

Possivelmente, contar histórias foi a primeira manifestação artística humana: eram as caçadas, as conquistas e as descobertas narradas pelas complexas necessidades da sobrevivência e evolução. Nesta atividade, destacaremos dois fatores inerentes às contações: a descoberta de seu mecanismo sócio-educador e a definitiva inclusão de seus elementos ativos como favorecedores da preservação e manutenção da memória viva de um povo. 

Dia 23, quarta, às 19h

 

 

CENTRO CULTURAL PAMPULHA

Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca - 3277-9292

 

  • Sarau pra ouvir e contar

Espaço para contação de histórias. Mediador: Dadá Ramos.

Dia 25, sexta, das 20h30 às 21h30

 

 

CENTRO CULTURAL LINDEIA REGINA

Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina - 3277-1515

 

  • VI Curtindo a Infância – Comemoração do Dia das Crianças

Uma programação especial, carinhosamente pensada e preparada para o público infantil. O dia contará com o projeto “Rimos e Rimas – Contação de História”, com Beatriz Myrrha, Oficina de Brinquedos e Brincadeiras e muito mais. 

Dia 26, sábado, a partir das 13h

 

 

CENTRO DE REFERÊNCIA

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA POPULAR E TRADICIONAL LAGOA DO NADO

Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã - 3277-7420

 

  • SegundaPRETINHA – 8ª temporada da SegundaPRETA

Teatro e contação de histórias.

Dia 12, sábado, às 10h, na Tenda do Bosquinho

 

 

BIBLIOTECA

 

BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL DE BELO HORIZONTE

Centro de Referência da Juventude - Praça da Estação s/nº, Centro

 

  • Lançamento de livro espetáculo - sereias: histórias para ler, colorir, ouvir e contar

Projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do edital Descentra, a ideia do livro nasceu de longa jornada da autora e também ilustradora Jéssica Tamietti, que é atriz e mestre em literatura e que, desde 2010, estuda e trabalha contando histórias de mitologias. São 5 histórias de lugares diferentes no tempo e espaço: a Sereia grega, a medieval, Iemanjá da cultura Iorubá, a Mãe d’Água e a indígena Iara. Distribuiremos 350 livros gratuitos de acordo com a ordem de chegada e o espetáculo ainda contará com a tradução simultânea em LIBRAS. Mediação: Jéssica Tamietti. Público: infantil

Dias 5, sábado, às 10h

 

  • Manhã Encantada - Especial Mês das Crianças

Um encontro marcado com a fantasia. Através da leitura compartilhada, o leitor será convidado a reencontrar as narrativas tradicionais, como as fábulas e os contos de fadas. Mediação: Kátia Mourão ou Wander Ferreira

Público: infantil

Dias, 19 e 26, sábados, às 11h

 

  • Noite na Biblioteca (Parceria com o Coletivo Maya)

Encontro das crianças filhas das participantes da aula aberta do Coletivo Maya.

Leituras compartilhadas e brincadeiras. Mediação: Rodrigo Teixeira. Público: infantil. Vagas: 20

Dia 04, sexta, às 19h

 

  • ERA UMA VEZ… - Especial mês das crianças

Leitura e narração de histórias da literatura e da tradição oral. Mediação: Grupo de Contadoras de Histórias da BPIJ. Público: infantil

Dia 18, sexta-feira, às 10h

 

 

TEATROS

 

TEATRO RAUL BELÉM MACHADO

Rua Leonil Prata s/nº – Alípio de Melo - 3277-6437

 

  • Oficina De Circo - Trampulim

Nas oficinas do Trampulim, os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das técnicas utilizadas no Circo. Inscrições por meio do telefone 3277-6437

Dia 9, quarta-feira, das 14h às 17h

 

  • Palhágico Chaveirinho – O Palhaço Mágico

O Palhágico Chaveirinho une o encantamento da arte mágica com a comicidade do palhaço, levando ao público encantamento, surpresas e muitos risos. Com a sua lógica e olhar sobre o mundo diferenciados, está pronto para revirar o sentido das coisas e levar a alegria, diversão e risos para as crianças e adultos. A sua apresentação propõe a participação e integração com o público que, além de ajudar nas mágicas, participa na solução dos problemas criados e complicados pelo palhaço. Duração: 40 minutos

Dia 10, quinta-feira, às 10h

 

  • Quinta no Raul | Uma Aventura no Mundo do Tudo É Possível – Edu Pio

“Uma aventura no Mundo do Tudo é Possível” é um show infantil brincante do artista Edu Pio com o seu personagem Super Pamp, um Super-herói musical belo-horizontino que defende a infância, a natureza, os animais, a cidade e o respeito com o ser humano. O espetáculo é composto por 15 canções infantis, sendo 06 releituras de canções de domínio público e 09 canções de autoria do Edu, que explora ritmos da cultura brasileira (xote, afoxé, frevo) e gêneros como o rock, reggae, balada, pop e outros.

Dia 10, quinta-feira, às 16h

 

  • Uma surpresa para Benedita

Sabonete e Benedita são grandes companheiros, mas, quando se reúnem no mesmo espaço, é certo que alguma confusão vai acontecer. Esse espetáculo é uma verdadeira caixinha de surpresas que afagam o coração. Os erros e acertos no preparo de um jantar romântico são construídos em um amplo repertório de gestos, técnicas circenses e improvisações.

Dia 11, sexta-feira, às 14h e 19h

 

  • Jojô e Palito – O Descobrimento do Brasil 

Jojô e Palito levam as crianças há uma fantástica viagem no tempo. A dupla Jojô e Palito embarcam numa inusitada máquina do tempo e vão fazer uma fantástica viagem ao passado. 

Dia 12, sábado, às 16h. Dia 13, domingo, às 16h

 

  • Encontros Brinquedos e Brincadeiras - ELA Escola Livre de Artes- Arena da Cultura

Os encontros de brinquedos e brincadeiras são destinados ao público de todas as idades. A partir do brincar, os encontros possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. As crianças, e também seus familiares, são estimuladas a vivência de brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, o contato com a natureza, as brincadeiras presentes na memória da comunidade e o reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. Brincante: Ramayan Sol. Público: Livre

Dia 13, domingo, das 14h às 16h

 

TEATRO FRANCISCO NUNES

Av. Afonso Pena, s/nº – Centro - 3277-6325

 

  • Chapeuzinho Vermelho  

O quinto espetáculo da companhia O Trem, faz uma releitura da clássica história da Chapeuzinho Vermelho, a menina que vai pela floresta levar doces para a avó e acaba se encontrando com um Lobo Mau.

Dia 10/10, quinta-feira, às 14h e às 19h. Dia 11/10, sexta-feira, às 9h

 

  • Palhágico Chaveirinho – O Palhaço Mágico

O Palhágico Chaveirinho une o encantamento da arte mágica com a comicidade do palhaço, levando ao público encantamento, surpresas e muitos risos. Com a sua lógica e olhar sobre o mundo diferenciados, está pronto para revirar o sentido das coisas e levar a alegria, diversão e risos para as crianças e adultos. A sua apresentação propõe a participação e integração com o público que, além de ajudar nas mágicas, participa na solução dos problemas criados e complicados pelo palhaço. Duração: 40 minutos

Dia 12, sábado, às 16h

 

  • O Patinho Feio - Contação

Contar histórias, ou estórias, é o modo mais antigo de ensinar e divertir, muitos povos mantiveram sua cultura e suas artes contando histórias que passavam de pais para filhos a cada geração. Nessa proposta, a concepção dada pela Tirana Cia de Teatro, dá um toque especial ao patinho feio e sua incrível saga pela aventura do autoconhecimento. Mas quem é o Patinho Feio? Uma coisa é certa, cada um de nós tem um patinho feio dentro de si.

Dia 13, domingo, às 10h

 

  • Música de Domingo | Uma Aventura no Mundo do Tudo É Possível – Edu Pio

“Uma aventura no Mundo do Tudo é Possível” é um show infantil brincante do artista Edu Pio com o seu personagem Super Pamp, um Super-herói musical belo-horizontino que defende a infância, a natureza, os animais, a cidade e o respeito com o ser humano. O espetáculo é composto por 15 canções infantis, sendo 06 releituras de canções de domínio público e 09 canções de autoria do Edu, que explora ritmos da cultura brasileira (xote, afoxé, frevo) e gêneros como o rock, reggae, balada, pop e outros.

Dia 13, domingo, às 11h

 

  • Encontros Brinquedos e Brincadeiras - ELA Escola Livre de Artes - Arena da Cultura

Os encontros de brinquedos e brincadeiras são destinados ao público de todas as idades. A partir do brincar, os encontros possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. As crianças, e também seus familiares, são estimuladas a vivência de brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, o contato com a natureza, as brincadeiras presentes na memória da comunidade e o reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. Brincante: Ramayan Sol. Público: Livre

Dia 12, sábado, das 14h às 16h

 

TEATRO MARÍLIA

Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia - 3277-6319

 

  • MOSTRA CINEMA INFANTIL – FESTIVAL MUMIA

A MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de animação objetiva-se a ampliação dos espaços de imaginação e das possibilidades de novo dizer, de novo sentir, e de um novo modo de expressar sendo também um estimulo à cultura cinematográfica brasileira, encarando como espaço para formação de novos espectadores e realizadores.

Dia 10, quinta-feira, às 9h. Dia 12, sábado, às 17h 

 

  • João de Barros

Homenagem ao poeta brasileiro Manoel de Barros, a peça foi concebida por Charles Valadares, ator, professor e mestre em Teatro pela UFMG. Na montagem ele é o João que, após inventar o mar, navega até um reino governado por um tirano e decide ajudar o povo a se livrar dele.

Dia 11, sexta-feira, às 15h. Dia 12, sábado, às 18h. Dia 13, domingo, às 18h

 

  • O Patinho Feio - Contação

Contar histórias, ou estórias, é o modo mais antigo de ensinar e divertir, muitos povos mantiveram sua cultura e suas artes contando histórias que passavam de pais para filhos a cada geração.  Nessa proposta, a concepção dada pela Tirana Cia de Teatro, dá um toque especial ao patinho feio e sua incrível saga pela aventura do autoconhecimento. Mas quem é o Patinho Feio? Uma coisa é certa, cada um de nós tem um patinho feio dentro de si.

Dia 13, domingo, às 17h 

 

  • Oficina de Gambiologia

Noções básicas de eletrônica, circuitos e design por meio da construção de lanternas de LED customizadas. Para a criação dos dispositivos, serão reutilizadas embalagens plásticas de produtos industriais diversos. Ministrada por Fred Paulino, artista, designer, curador e pesquisador com foco nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular. 

Dia 12, sábado, das 15h às 17h