Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura realiza mutirão de limpeza contra Aedes aegypti
Divulgação/PBH

Prefeitura realiza mutirão de limpeza contra Aedes aegypti

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quinta-feira (30) um mutirão de limpeza e recolhimento de objetos que acumulam água na região da Pampulha. Na ação, que será feita a partir das 8h30, no Bairro Trevo, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) também vão orientar a população sobre a coleta urbana e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

Os mutirões de limpeza são realizados durante todo o ano pela Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2023, até o momento, foram realizadas 252 ações, com mais 344 toneladas de materiais recolhidos pela SLU. Foram cerca de 87 mil imóveis trabalhados. Para mobilizar a população, dias antes do mutirão os ACEs percorrem as ruas onde será realizada a ação, informando a data e horário.

A eliminação de objetos que acumulam água e são possíveis criadouros para o mosquito é muito importante para prevenção da dengue, zika e chikungunya. O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) demonstrou que 86,9%dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios.

Dentre os criadouros predominantes, destaque para os pratinhos de plantas, que representam 33,1% dos focos, seguido de inservíveis (tampinhas, vasilhames, garrafas), que são 21% dos criadouros do mosquito. “Esses números demonstram como a participação da população no combate ao mosquito é fundamental. Uma vistoria semanal nos quintais para verificar se não há objeto acumulando água já contribui muito para reduzir a proliferação do Aedes aegypti.”, esclarece o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.