Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza a Mostra Sessão Terror, no Cine Santa Tereza
Foto: Ricardo Laf/ Divulgação

Prefeitura realiza a Mostra Sessão Terror, no Cine Santa Tereza

criado em - atualizado em

No mês do Halloween, o Cine Santa Tereza promove a mostra "Sessão Terror” com filmes para crianças e adultos, de 1º a 29 de outubro. Ao todo, serão exibidos 20 longas-metragens, entre produções nacionais e internacionais. Os filmes exploram histórias de assombrações, fantasias, terror e medo que marcam o cinema de gênero e a atmosfera do Dia das Bruxas, data comemorada em outubro, que mobiliza tradições diversas ao redor do mundo. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema. Informações completas sobre a programação disponíveis no Portal da Prefeitura

O horror e o medo são inspirações constantes no cinema de gênero, provocando uma mistura de sensações no espectador que variam de acordo com o propósito de cada realizador. São produções que evocam sustos, arrepios e risadas, assombrando e divertindo os espectadores. 

Um gênero muitas vezes subestimado, o cinema de horror não passou despercebido para grandes mestres, como o polonês Roman Polanski, que fez história com seu O Bebê de Rosemary (1968), ou Stanley Kubrick e Brian de Palma que, a partir da obra de Stephen King, realizaram dois clássicos cultuados: O Iluminado (1980) e Carrie, a Estranha (1976).  A prolífera obra do escritor Stephen King, considerado o mestre do terror, foi responsável por outras dezenas de produções do gênero e também é representada na mostra por mais duas adaptações: Cemitério Maldito (1989), da diretora norte-americana Mary Lambert e It, A Coisa (2017) do argentino Andy Muschietti, um dos filmes de terror de maior bilheteria de todos os tempos. 

Outros realizadores se especializaram no gênero e imprimiram sua marca autoral, como o brasileiro José Mojica Marins, criador do personagem Zé do Caixão e considerado o pai do terror nacional. Serão exibidos seus filmes: À Meia-Noite Levarei sua Alma (1963) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). O norte-americano Jordan Peele também marca presença por meio de seu premiado terror psicológico, que desconstrói estereótipos ao abordar questões sociais e políticas, como em Corra (2017) e Nós (2019). 

Exorcismo, paranormalidade, vampiros, criaturas fantásticas, personagens mascarados, crianças suspeitas, todos estes que são temas típicos do gênero aparecem na Mostra tematizados por grandes sucessos do passado e da atualidade. São eles: Entrevista com o Vampiro (1994), de Neil Jordan, Invocação do Mal (2013), de James Wan, O Exorcista (1973), de William Friedkin, Um Lugar Silencioso (2018), de John Krasinski, A Morte Te dá Parabéns (2017), de Christopher Landon, A Profecia (1976), de Richard Donner, e A Bruxa (2015), de Robert Eggers. 

A mostra “Sessão Terror” dedica também uma série de adoráveis animações dubladas, para a família toda conferir os talentosos trabalhos dos realizadores como Henry Selick, Sam Fell e Chris Butler, especializados no estilo stop-motion, e Tim Burton, conhecido pelos seus trabalhos repletos de excentricidade e estética gótica. São elas: Noiva Cadáver (2005), Frankenweenie (2012), Paranorman (2012) e Coraline e o Mundo Secreto (2009). 

Serviço

Mostra Sessão Terror
De 01 a 29 de outubro
Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)
Entrada Gratuita - mediante retirada de ingressos no site diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema. 
Programação disponível em: www.pbh.gov.br/cinesantatereza
Informações para o público: (31) 3277-4699