Pular para o conteúdo principal

Funcionários da SLU limpando via após chuvas que atingiram a capital na última sexta-feira
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura realiza limpeza de vias após chuvas que atingiram a cidade

criado em - atualizado em

As vias da capital já estão praticamente limpas depois das fortes chuvas que caíram sobre a cidade na última sexta-feira, dia 15. As equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) iniciaram as ações logo após o temporal e permaneceram de plantão até a segunda-feira, dia 18, retirando mais de 200 toneladas de resíduos, lama, galhos, mato, lixo orgânico e objetos danificados.     

 

Segundo a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende, nesta semana vistorias e ações pontuais têm sido feitas nos pontos onde ainda possam existir resíduos mais leves a serem removidos. “Seguimos atentos caso haja necessidade, por exemplo, de uma segunda raspação de terra ou mesmo o recolhimento de utensílios descartados por residências ou pelo comércio das áreas afetadas”, destaca.     

 

Somente na região Oeste, foram mobilizados 175 funcionários da SLU na avenida Teresa Cristina, com quase 170 toneladas de resíduos coletadas. Foram empenhados mais de 20 caminhões basculantes, um caminhão carroceria, dois caminhões-pipa e uma pá-carregadeira. As intervenções se concentraram principalmente na retirada de lixo e de objetos inutilizados, bem como na lavação de vias e na remoção de resíduos acumulados em passagens de pontes e sobre as galerias de drenagem pluvial.  

   

Além da avenida Teresa Cristina, uma das áreas prioritárias foi a Vila Betânia, nas proximidades da rua Amanda, no bairro Betânia. O trecho mais impactado encontrava-se entre a avenida Dom João VI e o córrego Ferrugem. Nos próximos dias, os garis continuam executando atividades rotineiras e preventivas como a limpeza externa das grelhas das bocas de lobo e a retirada de areia e de outros resíduos das pistas de caminhada.  

   

Já na região Noroeste, as operações ocorreram na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes com avenida Amintas Jacques de Morais, no bairro Glória. Além de quatro caminhões, mais de 30 funcionários, entre garis, gerentes, encarregados, motoristas e líderes de equipes, que foram deslocados para o lugar. Outros pontos de atenção foram a avenida Teresa Cristina, próximo ao bairro Padre Eustáquio, e a Via Expressa, perto da passarela da Estação Metrô Gameleira. Por lá, foram removidas quase 11 toneladas de lixo.     

 

No sábado, a área contemplada foi a marginal da Via Expressa, na altura do bairro Alto dos Pinheiros, onde se iniciou rapidamente a raspação da lama. Outro ponto que necessitou de urgência foi a Via Expressa, no bairro Coração Eucarístico.

 

No Barreiro, as equipes limparam a avenida Teresa Cristina, no bairro Santa Margarida, a avenida Olinto Meireles, no bairro Santa Helena, e a avenida Waldyr Soeiro Emrich, no Novo das Indústrias.

 

Na região da Pampulha, o impacto das chuvas foi menor, mesmo assim, a lama cobriu algumas vias do bairro Santa Terezinha e da Orla da Lagoa. A limpeza foi feita no fim de semana com ajuda de caminhão-pipa.