Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza evento online Belo Horizonte Cidade Inteligente
Foto: Internet/Divulgação

Prefeitura realiza evento online Belo Horizonte Cidade Inteligente

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou, no último dia 16, o evento Belo Horizonte Cidade Inteligente – Prefeitura de Belo Horizonte e Raja Valley. O evento, que foi realizado de forma online, teve como objetivo apresentar políticas públicas e iniciativas desenvolvidas pela secretaria municipal para promoção de negócios nos setores de Tecnologia da Informação para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na cidade. As ações foram apresentadas para o Raja Valley, instituição local que se caracteriza como um Hub de inovação, que conecta empreendedores, investidores, instituições de ensino, mercado de inovação e tecnologia. Além disso, a instituição oferece consultorias e assistências para o mercado de start-ups belo-horizontinas.

O Diretor de Relações Internacionais da PBH, Bernardo Ribeiro, deu início aos diálogos apresentando a equipe e frisando a importância de interlocuções para o desenvolvimento de Belo Horizonte. Após a fala do diretor, o evento foi iniciado com a abertura do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Chaves Beato Filho, juntamente com o CEO e Investidor do Raja Ventures, João Paulo Zica.

Claudio Beato salientou a importância do setor de TI dentro da economia local e no estado de Minas Gerais. O setor tem clara contribuição do ensino superior, no qual 18 instituições estão em Minas Gerais e o segundo melhor curso de ciência da computação do Brasil. As mais de 3 mil patentes entre 2010 e 2017 depositadas no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é um forte indicativo de resultado. O secretário salientou também, a importância do desenvolvimento do ecossistema tecnológico ligado à promoção da qualidade de vida.

Em seguida, a Subsecretária de Assuntos e Investimentos Estratégicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiane Serpa, apresentou dados e ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte para promoção do ambiente de inovação na cidade. Destaque para o Programa Belo Horizonte SMART, o Laboratório Aberto de IoT, o Programa de Incentivo à Instalação e Ampliação de Empresa (PROEMP), a Sala do Investidor, dentre outras ações municipais que buscam promover o desenvolvimento do ecossistema de inovação local.

O evento promoveu mais uma oportunidade de aproximação da Prefeitura com instituições que pretendem expandir ou iniciar suas atividades em Belo Horizonte, que foi indicada pelo Doing Business Subnacional Brasil 2021 como a 2ª melhor capital brasileira com a cultura de facilidade de se fazer negócios.