Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre gestação
Divulgação/PBH

Prefeitura realiza encontros sobre gestação para servidores

criado em - atualizado em

Durante os meses de julho e agosto, a Prefeitura realizou encontros virtuais com temas sobre a gestação, maternidade, paternidade e os primeiros meses da vida do bebê para os servidores municipais.

 

A médica obstetra Rayana Rolla Campos abriu a série de eventos em 7 de julho. A especialista falou sobre fatos, curiosidades e esclarecimentos sobre o período de gestação, pré-natal, parto e pós-parto. “Mostrei para os participantes o que esperar da mudança no corpo durante a gravidez. No primeiro trimestre podem ocorrer alterações imunológicas, náuseas, vômitos, constipação intestinal ou cólica. Falei também sobre o trabalho de parto e o puerpério”, ressaltou Rayana.

 

O segundo encontro aconteceu em 21 de julho. A psicóloga Renata Rabelo conversou sobre a preparação emocional do casal para a chegada dos filhos e o retorno ao trabalho após o nascimento do bebê. “Se possível, antes mesmo de se descobrirem grávidos, o casal deve buscar entender os impactos que a chegada de um filho terá em suas vidas.  Sobre o retorno ao trabalho, é importante uma rede de apoio e ter informações sobre a amamentação e alimentação”, aconselhou.

 

A nutricionista Fernanda Campos realizou um bate-papo com servidores no dia 4 de agosto. Especialista em nutrição e fertilidade, Fernanda deu dicas sobre nutrição materno-infantil e como se preparar para a amamentação. “Nem toda mulher consegue amamentar com facilidade e todo conhecimento ajuda a facilitar esse momento. No início, a mama pode machucar e ficar bem sensível. A mãe deve procurar ajuda e orientação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a alimentação apropriada para os primeiros 1000 dias inclui uma dieta equilibrada da mãe na gravidez. O aleitamento materno deve ser exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê. A criança não deve comer açúcar antes dos dois anos e evitar alimentos industrializados pelo máximo de tempo que conseguir. “, aconselhou Fernanda.

 

No dia 18 de agosto aconteceu o evento de encerramento. O encontro foi presencial, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. Na oportunidade, a enfermeira obstetra Elba Ramos fez uma aula prática de primeiros cuidados com o bebê, dicas de amamentação e exercícios pré-parto, além de falar sobre direitos da gestantes e prevenção de violência obstétrica.

 

Daniel Domingues trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e participou do último encontro do grupo de gestantes. “Tenho um filho que ainda está na gestação. Gostei bastante da palestra. Considero que a Elba foi prática e passou muita experiência e segurança nas explicações, dando exemplos e mostrando diferenças entre métodos. Como pai pela primeira vez, aprendi muitas coisas. Considero importantíssimas as ações do Movimenta PBH, porque buscam gerar cuidado, dar conhecimento e apresentar a oferta de cursos, palestras e atividades para as servidoras e servidores”, enfatizou.

 

Sarita Reis é farmacêutica e trabalha na UPA Venda Nova. Ela também participou da palestra com a obstetra e achou muito interessante. “A palestra foi muito rica e importante para nós, gestantes, pois esclareceu sobre mudanças no nosso corpo e orientou-nos sobre partos, pós-parto e nos cuidados com o bebê. Este é um momento muito importante e delicado para a mulher, pois se torna um misto de imensa alegria com muitas inseguranças. Assim, os temas abordados na palestra nos trouxeram muitos esclarecimentos e nos dão mais segurança nesta fase de nossas vidas Participei de todos os encontros”, disse a servidora.