Pular para o conteúdo principal

Garota entre 11 e 14 anos recebe vacina contra HPV de agente de saúde
Foto: Karen Moreira

Prefeitura realiza balanço de vacinação contra HPV

criado em - atualizado em

Em uma semana de vacinação contra HPV nas escolas municipais, a Prefeitura vacinou 2.519 meninos e meninas. A vacinação nas escolas é direcionada para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 e 14 anos, que não receberam a vacina HPV, ou que estão com o esquema em atraso, e segue até o dia 14 de julho. Dados parciais indicam que a cobertura está em 7% do público alvo. A imunização nas escolas vai até dia 14 deste mês.

 

A vacina protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal, que consiste em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina atua na prevenção do câncer do colo do útero, órgãos genitais femininos, masculinos e boca.

 

Para os jovens receberem a vacinar nas escolas, a Prefeitura de Belo Horizonte enviou cartas para pais e responsáveis autorizarem a vacinação contra o HPV. São cerca  de 35 mil meninos e meninas a serem vacinados. A vacina contra o HPV também está disponível nos Centros de Saúde da capital.