Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza ampla reforma do Restaurante Popular do Barreiro
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura realiza ampla reforma do Restaurante Popular do Barreiro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar a primeira grande obra de reforma e revitalização do Restaurante Popular IV - Dom Mauro Bastos, depois de 13 anos de funcionamento do equipamento localizado na rua Afonso Vaz de Melo, 1.001, no Barreiro. Do total de 10,5 mil refeições saudáveis e a preço acessível fornecidas diariamente pela PBH, cerca de 2 mil saem do Restaurante Popular do Barreiro.

 

As obras serão supervisionadas pela Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a previsão é de que sejam concluídas até o segundo semestre de 2024, com investimento aproximado de R$ 1,275 milhão.

 

No planejamento da obra, a intenção é que, inicialmente, não haja interrupção no atendimento ao público. A ampla reforma vai contemplar adequações e manutenções hidráulicas, elétricas, de pisos, rampas, forros e cobertura, em especial na cozinha e banheiros, com reparos de serralheria e pintura de áreas internas e externas; implantação de piso tátil interno e acessibilidade nos banheiros, fechamento com gradil da área externa, além de drenagem no talude externo para evitar sobrecarga de água.


“Embora a Prefeitura de Belo Horizonte tenha realizado serviços pontuais de manutenção no Restaurante Popular do Barreiro ao longo desses anos, essa reforma geral vai sanar problemas estruturais da edificação, garantindo melhores condições de trabalho aos funcionários e fornecedores, mais acessibilidade aos usuários e mais segurança ao equipamento”, explica Leonardo Gomes, subsecretário de Zeladoria Urbana da capital.

 

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, explica que a PBH optou por manter o atendimento ao público, garantindo a segurança alimentar das pessoas que contam com esta opção balanceada e acessível. “Neste primeiro momento, as obras não impactarão a manipulação e produção dos alimentos, nem a área onde as pessoas fazem suas refeições.  Nossa prioridade é sempre garantir a continuidade do serviço para as pessoas que contam com as refeições oferecidas pelos Restaurantes Populares em seu dia-a-dia. Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte trabalha também pela constante
qualificação dos equipamentos. Neste caso, a reforma vem trazer melhorias para os trabalhadores e usuários do Restaurante Popular do Barreiro”, explica.