6 August 2019 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, realiza na quinta-feira, dia 8 de agosto, ações de conscientização sobre o Dia do Pedestre com o programa BHTrans Educa. As atividades começam com a implantação de um semáforo para pedestres na avenida do Contorno com rua dos Timbiras, próximo ao Hospital Felício Rocho, e incluem promoção de ações da campanha do pedestre na Escola Municipal de Educação Infantil Timbiras e cortejo pelas ruas da área central.
O objetivo das ações é sensibilizar pedestres e motoristas sobre a importância do respeito mútuo e assim evitar situações de risco e acidentes. “Os atropelamentos caíram 64% de 2000 para 2018. Em 2000 foram 4.148 atropelamentos e, em 2018, esse número caiu para 1.475. Ainda assim, é um número elevado e queremos diminuir ainda mais. Nossa meta é chegar a “zero” atropelamento no ano e para isso contamos com a participação de todos”, enfatizou a gerente de Educação para Mobilidade da BHTrans, Maria Augusta Gatti.
A queda no número de atropelamentos é fruto de um extenso trabalho de educação com a população da capital por meio de ações permanentes e campanhas das equipes do programa BHTrans Educa, em conjunto com ações de engenharia de trânsito, como o Mobicentro, melhorias nos tempos semafóricos, e implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica (avanços de semáforo), entre outros.
Dia do Pedestre – 8 de agosto
Campanha do Pedestre na ativação de semáforo
Horário: 10h às 12h30
Ação: sensibilização dos pedestres para a travessia segura com distribuição de material educativo para pedestres e motoristas
Local: Avenida do Contorno com rua dos Timbiras, próximo ao Hospital Felício Rocho
Campanha do Pedestre na EMEI Timbiras
Horário: 11h20 às 11h50
Ação: distribuição de material educativo para os pais e balões para as crianças
Local: Rua dos Timbiras, nº 1.697
Cortejo do Dia do Pedestre
Horário: 11h50 às 12h
Ação: Cortejo da equipe BHTrans Educa pelas ruas da capital, com instrumentos musicais, materiais educativos e balões para saudar e parabenizar os pedestres pelo seu dia. Trajeto previsto: o cortejo sairá da rua Timbiras nº 1.697 (Escola Municipal de Educação Infantil Timbiras) em direção à avenida Álvares Cabral, seguirá pela rua da Bahia, depois avenida Afonso Pena, passando em frente à Prefeitura e Receita Federal. Em seguida, seguirá pela avenida Álvares Cabral até o primeiro quarteirão da avenida Augusto de Lima, onde as atividades serão encerradas.
Dados de implantações
Belo Horizonte conta com 3.524 travessias semaforizadas, sendo que 80% (2.819) são travessias com foco para pedestres. Atualmente há 243 radares de avanço de semáforo.
Em 2018
Novas travessias com foco de pedestre: 80;
Pintura de travessias de pedestres na Área Central: 90;
Pintura de travessias seguras nas escolas: 43;
Rampas de acessibilidade nas calçadas: 386.