Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza ação de monitoramento de casos de hepatite A
Foto: Aline Resende

Prefeitura realiza ação de monitoramento de casos de hepatite A

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizará, durante este mês de abril, um monitoramento das pessoas que tiveram suspeita ou confirmação de hepatite A recentemente. A ação é uma parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Equipes dos órgãos  farão contatos com as pessoas via e-mail ou telefone.  

Algumas cidades, incluindo a capital, têm apresentado significativo aumento de casos e, por isso, a necessidade de uma ação de vigilância epidemiológica conjunta. O objetivo é verificar os possíveis fatores que levaram à ampliação das notificações e quais medidas deverão ser tomadas para controle e prevenção à doença. 

Em Belo Horizonte, durante todo o ano de 2023, foram oito casos de hepatite A confirmados. Já em 2024 foram 176 e em 2025, somente no primeiro trimestre, 41. Para avaliar esses dados e realizar o estudo epidemiológico, as equipes entrarão em contato com as pessoas que tiveram suspeita ou confirmação da doença. Durante a ação de monitoramento, deverão ser respondidos alguns questionamentos e as informações coletadas serão compartilhadas entre os responsáveis pela pesquisa. 

A participação das pessoas é voluntária. As informações levantadas terão caráter sigiloso e serão utilizadas apenas para os fins da investigação. É importante esclarecer, ainda, que os órgãos de saúde têm acesso aos dados pessoais de cada um, considerando que a doença é de notificação compulsória. Ou seja, todos os casos notificados e confirmados da doença são acompanhados pelas áreas de vigilância epidemiológica, para adoção das medidas de controle, se necessário.  

Cabe destacar que não será solicitado pagamento para participação e nenhum dado bancário. Para esclarecer dúvidas, a pessoa acionada pode entrar em contato pelo (31) 3246-5036.