Pular para o conteúdo principal

Obra na avenida Vilarinho
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura publica edital para mais uma etapa de obras na avenida Vilarinho

criado em - atualizado em


A Prefeitura publicou nesta terça-feira, dia 10, no Diário Oficial do Município (DOM), a abertura de licitação (SMOBI RDC 009/2020) para a contratação de empresas interessadas na execução de mais uma etapa de obras e serviços na avenida Vilarinho. As propostas devem atingir o valor de até R$ 13.258.052,60. Após a finalização do processo licitatório, a empresa vencedora terá o prazo de 480 dias corridos a contar da data de emissão da Ordem de Serviço para concluir os trabalhos.

Estão sendo licitados os serviços e obras de implantação de caixa de captação a ser construída na avenida Vilarinho, intersecção com as ruas Dr. Álvaro Camargos e Maçon Ribeiro. A construção dessa estrutura de contenção em forma de caixa – com área de aproximadamente 2.800m² e que ficará na superfície da via –, tem por objetivo disciplinar a entrada das águas provenientes dos córregos Vilarinho e Nado no canal do Ribeirão Isidoro e, assim, melhorar as condições de escoamento, minimizando o risco de inundações na região durante ocasiões de fortes chuvas.
 
O edital e seus anexos, inclusive projetos, estarão disponíveis a partir desta quarta-feira, dia 11, nesta página e também na Gerência de Gestão de Processos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), localizada à rua dos Guajajaras, 1.107, térreo, Lourdes, de segunda à sexta-feira, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h.
 
As cópias poderão ser obtidas por meio digital mediante a apresentação de DVD-R não utilizado.ou por cópia reprográfica, com o recolhimento do valor correspondente, através de Guia de Arrecadação, a ser calculado conforme a quantidade de folhas. O recebimento das habilitações e das propostas é até às 9h de 2 de abril de 2020.

As obras preparatórias para essa nova etapa tiveram início em 27 de fevereiro, com o alargamento da via e o remanejamento de redes pelas concessionárias (Cemig, Gasmig e empresas de telefonia e redes de fibra ótica) para liberar o local onde a caixa de captação será implantada após a conclusão do processo licitatório.

 

Proposta para a avenida Vilarinho

Desde o ano passado, já estão em andamento as obras da primeira etapa da solução proposta para a região, que são o tratamento do fundo de vale e controle de cheias na bacia do córrego do Nado – que compreendem as sub-bacias dos córregos Lareira e Marimbondo.

As obras em execução contemplam a construção de duas bacias de concreto armado, no trecho entre as ruas Hye Ribeiro e Elce Ribeiro, com a função de reter e controlar a vazão da água dos córregos e, por conseguinte, reduzir o risco de inundações no encontro das avenidas Vilarinho e Doutor Álvaro Camargos. 
 
A solução proposta para reduzir os riscos de inundações da região prevê ainda a terceira etapa de obras de ampliação da capacidade de armazenamento de água excedente em pontos estratégicos dos córregos Nado e Vilarinho.  
 
Serão implantados novos reservatórios e ampliada a capacidade dos outros quatro que já existem na região. A expectativa é que as intervenções propostas amenizem os problemas de inundações na região, retendo grandes volumes de água das chuvas, provenientes das vazões excedentes à capacidade do sistema de macrodrenagem, nas proximidades dos locais onde elas são geradas, sem a transferência de vazões para jusante, conforme diretrizes do Plano Diretor de Drenagem de Belo Horizonte.