Pular para o conteúdo principal

Vista de Belo Horizonte
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura prorroga inscrições para o Concurso Literário Prêmio Cidade de BH

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura prorrogaram até o próximo dia 22 o prazo de inscrições para o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2020, que, nesta edição, contempla as categorias Conto e Poesia. O concurso está entre os mais tradicionais do país e visa valorizar e fomentar a produção literária nacional, ao premiar obras inéditas em língua portuguesa.  As inscrições são gratuitas. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município. O edital pode ser consultado na íntegra no portal da Prefeitura. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: premiocbh@pbh.gov.br.


A prorrogação do prazo visa ampliar o período no qual os candidatos possam organizar suas propostas, assegurando a candidatura nesta edição do Concurso, que dará o prêmio de R$ 25 mil a cada uma das obras premiadas.

 
Os envelopes com a documentação e as propostas técnicas poderão ser entregues presencialmente na sede da Fundação Municipal de Cultura, ou postados pelos Correios. 

 
A entrega presencial obedecerá aos protocolos sanitários de prevenção ao contágio pela Covid-19 e deverá ser realizada de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, nos horários de 10h às 12h e das 14h às 17h, na Rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1205, Centro, Belo Horizonte - MG, CEP 30.160-011. Os envelopes postados pelos Correios devem ser destinados ao mesmo endereço, acima especificado. 

 
A secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, destaca a importância do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte para as políticas públicas de promoção da leitura, da literatura, do livro e das bibliotecas do município.

 
“Ao longo da sua trajetória, o prêmio revelou grandes escritores e escritoras, que hoje são reconhecidos e considerados referência pela qualidade da sua produção literária. Entre eles, figuram nomes como Adão Ventura, Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luis Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes e muitos outros talentos mineiros”, destaca.

 
Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o prêmio revela novos escritores e obras, dando visibilidade à produção literária brasileira contemporânea. As categorias premiadas são alternadas a cada ano entre Dramaturgia e Romance ou Conto e Poesia. Para participar do concurso, é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro residente no país.