Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove seminários de qualificação para trabalhadores do SUAS-BH
Débora Oliveira/ PBH

Prefeitura promove seminários de qualificação para trabalhadores do SUAS-BH

criado em - atualizado em

A sede da Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, nesta quinta-feira (20), uma programação especial voltada para a política de Assistência Social em Belo Horizonte. Durante todo o dia, foram promovidas palestras sobre os percursos preventivos e protetivos dos serviços do Sistema Único de Assistência Social de Belo Horizonte (SUAS-BH), o aprimoramento e a qualificação do CadÚnico, o novo Bolsa Família e a reconstrução do SUAS no Brasil. O primeiro seminário teve como tema “SUAS-BH: Tecendo Percursos Protetivos e Preventivos na Proteção Social Básica Regional”, no qual foram lançadas as Orientações Técnicas sobre o Serviço de Proteção Social Básica Regional. Já o segundo seminário abordou “A Qualificação do Cadastro Único em BH e o Novo Programa Bolsa Família: a reconstrução do SUAS em curso no país”.

 

Participaram do evento mais de 200 pessoas entre trabalhadores e gestores do SUAS/BH, representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, além dos conselheiros municipais das políticas de Assistência Social,  Segurança Alimentar, Saúde e Educação e dos Conselhos de Direitos, participem das atividades. Os seminários também contaram com a presença do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão e da secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania Rosilene Rocha.

 

O objetivo com a vinda do secretário nacional é trazer para o município diretrizes e orientações sobre o novo Bolsa Família, a qualificação do CadÚnico, o processo de construção do SUAS no país e os impactos no município de Belo Horizonte.

 

“A proteção Social Básica é o coração do Sistema Único de Assistência Social. Fortalecer este âmbito da política, garante o acesso das famílias aos serviços, programas e benefícios,” destaca o secretário nacional e Assistência Social, André Quintão.

 

Belo Horizonte é referência na política de Assistência Social no país e conta com uma rede de trabalhadoras e trabalhadores comprometidos e engajados na provisão dos serviços para as famílias da cidade, destaca a secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha. “É uma satisfação imensa compartilhar espaços de trabalho e aprendizado com equipes capacitadas como as de Belo Horizonte. Temos reafirmado o  compromisso em  atender as famílias e é nosso papel como gestão, construir condições para aproximar cada vez mais os territórios e trabalhar na garantia de direitos da população mais vulnerável,” ressalta.

 

Programação

 

No período da manhã, das 8h às 12h,  o seminário “SUAS-BH: Tecendo Percursos Protetivos e Preventivos na Proteção Social Básica Regional”, irá discutir o percurso de regulação e implantação do Serviço de Proteção Social Básica Regional e, consequentemente, o aprimoramento do trabalho social com famílias. Este momento contará com palestras das pesquisadoras e professoras, Dra. Abigail Torres e Dra. Carla Bronzo Ladeira e da mestre em administração pública e assistente social, Eliete Rezende.

 

Durante a tarde, das 14h às 17h, o painel temático “A Qualificação do Cadastro Único em BH e o Novo Programa Bolsa Família: a reconstrução do SUAS em curso no país” com presença do secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, André Quintão.

 

QUERO SABER MAIS