Pular para o conteúdo principal

Imagem de um cachorro tomando vacina antirrábico e um Centro de Saúde de Belo Horizonte
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura promove Semana de Vacinação Antirrábica Animal em dezembro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza a Semana de Vacinação Antirrábica Animal entre os dias 7 e 12 de dezembro – exceto o dia 8, que é feriado. Os dias para imunização foram ampliados para evitar a aglomeração de pessoas nos locais de vacinação. Serão disponibilizados cerca de 165 postos para vacinação, em todas as regionais da cidade, incluindo 98 Centros de Saúde e outros locais. Os locais de vacinação estão disponíveis no portal da Prefeitura.

 

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis.

 

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordida, mas também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais contaminados.

 

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva em Belo Horizonte. Embora no município a doença não seja registrada em humanos desde 1984 e em cães desde 1989, o vírus da raiva permanece em circulação na capital. Dados até outubro apontam que, neste ano, foram capturados oito morcegos positivos para raiva.

 

Para manter essa situação é preciso que pelo menos 80% dos cães e gatos sejam vacinados. A participação de cada um é fundamental, garantindo a segurança dos familiares, dos animais e, em última instância, de toda a população de Belo Horizonte.