Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove Semana da Tecnologia e apresenta novidades para o setor

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, a partir do próximo dia 20, a 1ª Semana Belo Horizonte Cidade Inteligente, na sede da Prefeitura, (avenida Afonso Pena, 1212, Centro). O evento integra uma série de ações desenvolvidas pelo Município, por meio do programa estratégico “Belo Horizonte Cidade Inteligente”, que tem por finalidade aproximar o poder público das empresas, universidades e cidadãos para fortalecer o ecossistema tecnológico e tornar a capital em uma referência na área de soluções inteligentes. As inscrições já estão disponíveis e podem ser feitas pelo site Sympla

 

O evento vai contar com a participação de empresários e representantes de empresas mundialmente conhecidas, especialistas e empreendedores. Logo na abertura, no dia 20, o professor Marcel Hertogh, chefe de grupo de pesquisa na Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, vai apresentar a palestra “Cidades Inteligentes para cidadãos inteligentes e infraestruturas“. Na sequência será assinado o protocolo de intenções entre Belo Horizonte e Amsterdam, para cooperação e troca de informações visando o desenvolvimento de “smart cities”.

 

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Bruno Miranda, a ideia de cidade inteligente envolve o uso sustentável dos recursos da cidade, como água e energia, gestão do lixo, melhorias no trânsito, integração entre sistemas públicos e oferta de serviços eficientes para o cidadão. “A tecnologia pode e deve ser uma das principais ferramentas para enfrentarmos esse desafio, bem como um instrumento para geração de empregos qualificados e receitas para o município”, comentou.

 

Também está prevista a realização de um Hackathon. Com o tema “IoT, Dados Abertos e Soluções Urbanas”, as equipes inscritas vão trabalhar em busca de respostas para os desafios reais da cidade de Belo Horizonte. O lançamento será feito no dia 20 e a apresentação final será no dia 27. Os primeiros colocados serão premiados com mentorias de profissionais renomados do mercado e visitas técnicas a grandes empresas.

 

A atividade marca também a inauguração do Laboratório Aberto de IoT (Internet of Things, em inglês, ou Internet das Coisas) na sede da Prodabel, no bairro Caiçara. O espaço, que conta com diversos equipamentos que simulam o dia a dia da cidade, poderá ser utilizado pelos participantes ao longo da semana para testar as soluções e desenvolver os protótipos. A obra faz parte do BHLab, iniciativa que reúne ações municipais de fomento à inovação, desenvolvimento, experimentação de novas tecnologias, especialmente para IOT, turismo inteligente e empreendedorismo social digital. O local contará ainda com empresas renomadas do mercado, como a Microsoft, que, em breve, terá um laboratório dentro da Prodabel. O Microsoft Inovation Center (MIC) fornecerá a alunos, clientes e parceiros um conjunto abrangente de programas e serviços. Os dados abertos da Prefeitura estarão disponíveis e darão aos competidores informações precisas sobre a situação da cidade. Os participantes poderão utilizar também outros três laboratórios em Belo Horizonte: no P7 Criativo (avenida Afonso Pena, 4000), o FIemg Lab (alameda do Ingá, 16 - Vale do Sereno, Nova Lima – MG) e o Smart Campus (rua Paulo Piedade Campos, 420, Buritis).

 

“A Prefeitura, de maneira geral, tem trabalhado para transformar esta vocação natural que Belo Horizonte tem neste mercado da tecnologia em desenvolvimento econômico, além de tornar a capital mineira uma referência no Brasil em produção de soluções, em especial de IoT”, afirmou Leandro Garcia, presidente da Prodabel.

 

 

Novo aplicativo

Ainda durante o evento, a Prefeitura vai apresentar o PBH App, a nova plataforma de relacionamento da Prefeitura com o cidadão voltada para smartphones.

 

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e faz parte das ações de melhoria contínua do relacionamento com o cidadão. 

 

O PBH App já está disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS e substituirá o antigo aplicativo BH Resolve Mobile. Por meio dele podem ser solicitados e acompanhados facilmente os serviços mais comuns demandados à Prefeitura, tais como tapa buraco e fiscalização.

 

Nesta versão, o aplicativo conta uma interface de navegação mais amigável, permitindo que o cidadão consiga mais facilmente pesquisar e acessar o que deseja. Entre as novidades, os usuários poderão acompanhar a situação de cada demanda e avaliar a execução dos serviços solicitados, além de fornecer à PBH um retorno sobre o status do serviço: se foi ou não efetivamente realizado e se atendeu a expectativa.

 

“Além das melhorias visuais e de usabilidade, o app incorpora novas funcionalidades que não estavam disponíveis no antigo aplicativo, tais como emissão de segunda via da guia de IPTU, um dos serviços mais acessados no Portal da PBH, e a vinculação de imóveis ao cadastro do usuário”, disse o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos. 

 

 

Mais eventos de tecnologia

Outros eventos na área de tecnologia também serão ralizados em Belo Horizonte nos próximos dias. A capital vai receber a terceira etapa do Uber HACK - o Hackathon da Mobilidade, no Órbi Conecta​ (avenida Presidente Antônio Carlos, 681, Lagoinha), nos dias 21 a 22 de abril. A proposta é encontrar soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana. 

 

Já nos dias 27 a 29 de abril, BH será palco de mais uma edição do Startup Weekend Smart Cities. O evento tem o objetivo de discutir ideias e propostas viáveis para criação de startups, com a participação de empreendedores e aspirantes a empreendedores. Durante o encontro, eles têm a oportunidade de desenvolver modelos de negócios, programação, design e validação de mercado.

 

 

Serviço

 

Evento: 1ª Semana Belo Horizonte Cidade Inteligente

 

Data: De 20 a 27/04/18

 

Local: Prefeitura de Belo Horizonte - Avenida Afonso Pena, 1212, Centro (abertura e encerramento)

 

*Equipes participantes do Hackathon poderão utilizar as dependências da Prodabel, P7 Criativo, Smart Campus e o FIemg Lab (Alameda do Ingá, 16 - Vale do Sereno, Nova Lima) para desenvolverem suas propostas entre os dias 23 e 26.


Clique aqui para se inscrever. 
 

*A programação poderá sofrer alterações sem aviso prévio.

 

cartaz%20(1)_0.jpg