Pular para o conteúdo principal

Grupo de idosos posa para foto
Foto: Cintia Santos

Prefeitura promove passeios turísticos e culturais para idosos do Vida Ativa

criado em - atualizado em

A programação mensal do projeto Alegria de Viver tem início nesta quarta-feira, dia 5, com o passeio turístico de idosos ao Instituto Inhotim, em Brumadinho. Em junho, serão seis visitas a destinos turísticos e culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O Alegria de Viver é uma ação do Vida Ativa, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.


A agenda de quarta-feira começa às 12h30, com o embarque de 40 idosos do Centro de Apoio Comunitário (CAC) São Paulo no ônibus estacionado em frente à instituição (rua Aiuruoca, 511, bairro São Paulo, região Nordeste).


Na quinta-feira, a programação contemplará os residentes do Lar Cristo Rei, localizado à rua Adelina Patrícia de Carvalho, 16, bairro Diamante, região do Barreiro. Eles irão visitar o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas (Convento de Macaúbas), em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Outros passeios agendados para o mês são: Inhotim (dia 12); Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana (13 e 17); e Convento de Macaúbas (25).


O Alegria de Viver é realizado desde abril com recursos do Fundo Municipal dos Idosos, com o objetivo de proporcionar visitas de pessoas acima de 50 anos a atrações turísticas e culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Até 31 de dezembro, serão realizados 40 passeios com 1.600 idosos.


“Os passeios têm a proposta de promover a socialização e maior conhecimento sobre a cidade e região, com destaque para a agenda cultural e patrimônio histórico”, ressalta Cinthia Santos, gerente do Vida Ativa. 

 

Vida Ativa

 

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade superior a 50 anos. Com um número superior a três mil usuários por mês, o programa está presente em mais de 40 núcleos regionalizados de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física. 


O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades. O programa também presta atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.


Inscrições para todas as atividades do programa podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br.