Pular para o conteúdo principal

Fantástico Mundo da Criança 2019
Arte: PBH

Prefeitura promove mais uma edição do “Fantástico Mundo da Criança”

criado em - atualizado em

Cinco parques de Belo Horizonte serão palco de muita brincadeira e diversão no próximo dia 12, durante o evento Fantástico Mundo da Criança. A programação é gratuita e inclui rua de lazer com brinquedos infláveis, oficinas de educação ambiental, exposições fotográficas, jogos de videogame, espetáculos teatrais, além de brincadeiras e oficinas com monitores. As atividades acontecem de 9h às 16h, no Parques das Mangabeiras (Centro-Sul), e das 10h às 14h nos parques Municipal Américo Renné Giannetti (Centro), Fazenda Lagoa do Nado (Pampulha), Primeiro de Maio (Norte) e Roberto Burle Marx (Barreiro).

 

O Fantástico Mundo da Criança, maior evento gratuito da cidade em comemoração do Dia das Crianças, acontece há 32 anos e esta edição conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do apoio de diversos parceiros.

 

Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, explica que, em função do feriado, cresce a expectativa de público para as áreas verdes e os espaços ao ar livre na cidade. “A Prefeitura vem trabalhando para que nossos parques sejam espaços de educação ambiental, além de oferecer lazer para as pessoas. A ideia deste evento é promover atividades para toda a família e que elas contribuam para que as crianças sejam agentes transformadores e multiplicadores do cuidado com o Meio Ambiente e com a preservação da fauna e flora nativas. Fazer isso por meio de brincadeiras e de uma experiência positiva com o Parque certamente trará ótimos resultados”, comenta.

 

Nesse sentido, o Fantástico Mundo da Criança de 2019 traz, ainda, uma programação alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS constituem-se em 17 metas para composição de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável em busca de promover ações contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. “O objetivo é promover a difusão e o engajamento da população nessas metas. O tema será abordado de forma lúdica, divertida e interativa, despertando o interesse dos diferentes públicos que participam do evento, principalmente do infantojuvenil”, completa Sérgio.

 

Para aproveitar o dia com segurança e conforto, é importante destacar algumas dicas para as famílias: o uso de protetor solar é recomendado, uma vez que as atividades acontecem ao ar livre, e também a escolha de roupas leves e calçados confortáveis. Os parques dispõem de lanchonete e vendedores ambulantes credenciados para venda de produtos alimentícios, como sorvete, pipoca, algodão-doce e outros. E como parque combina com piquenique, a prática é incentivada pela Fundação. O acesso com alimentos e bebidas para consumo próprio é permitido. Lembre-se sempre de recolher todo o lixo gerado durante a sua visita e depositar nas lixeiras do Parque. As garrafinhas do tipo squeeze são uma ótima pedida, já que nos locais há bebedouros com água potável para reabastecimento. 

 

 

*Atenção!

Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o acesso aos Parques das Mangabeiras e do Mirante do Mangabeiras (para aqueles que forem utilizar a Tirolesa, cujo ponto final é dentro do Parque das Mangabeiras), requer a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo dez dias antes da visita, e documento de identidade com foto.

 

O estacionamento no Parque das Mangabeiras agora integra o sistema rotativo digital da BHTrans. Para sua comodidade, leve consigo o talão ou baixe o aplicativo “Rotativo Digital BH” (disponível para Android e iOS).