Pular para o conteúdo principal

Desenho de mundo com solzinho e várias pessoas coloridas sem círculo com os seguintes dizeres acima: Dia A; e ao lado Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Arte: PBH

Prefeitura promove diversas atividades na Semana de Conscientização do Autismo

criado em - atualizado em

A Semana de Conscientização do Autismo, que acontece de 2 a 6 de abril, será marcada por diversas atividades promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com entidades direcionadas ao atendimento das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este ano, o tema será “Autismo: quem faz o que em BH” e a programação é aberta ao público. 

 

A Lei e o Decreto Municipal do Autismo serão debatidos no dia 2, durante o Fórum Intersetorial, que será realizado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, a programação inclui audiências públicas e simpósios temáticos, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e atividades no Centro de Referência da Juventude. 

 

“A diversidade de ações contribui para que a sociedade possa se sensibilizar sobre os direitos das pessoas com TEA e compreender melhor suas características e potencialidades nos mais diversos setores, como educação, cultura, esporte e lazer”, aponta Luiz Vilani, Diretor de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

 

 

O Dia Mundial

Em 2008, o dia 2 de abril foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. No Brasil, estima-se uma população de cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo.

 

 

Programação completa

 

Fórum intersetorial

2/4 - das 14h às 17h - Clique aqui para se inscrever.

Sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro)

 

 

Audiências públicas temáticas

 

3/4 - das 16h às 18h

4/4 - das 14h às 18h

Assembleia Legislativa de Minas Gerais (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho)

 

 

Simpósio temático – oficinas técnicas e mostras culturais

5/4 - das 8h às 18h

6/4 - das 9h às 18h

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

 

Programação do Centro de Referência da Juventude - CRJ  - dia 6/4

(rua Guaicurus, 50, Centro, Praça da Estação)

 

• Lançamento do livro “O fantástico mundo de Júlia e Sofia: da superação à inclusão”, de Rodrigo Pazzinatto

 

• 11h - Biblioteca Infantil e Aulão de capoeira

 

• Das 14h às 15h – Arena

Profissionais: Mestre Agostinho, do Grupo GingaBH, e Jorge Luíz Freitas, instrutor na Escola Dia Dia - Educação Especializada

 

• 14h às 15h - Roda musical - Sala do segundo andar

Profissionais: Meiry Geraldo: musicista e musicoterapeuta com especialização em Psicodrama Aplicado. Atua no atendimento clínico a crianças no espectro autista. Fundadora da Galeria AUT, espaço virtual de compartilhamento da arte das pessoas com autismo, e de informação. Ministra workshops na área da educação/saúde. Mãe de uma criança com autismo.

Simone Presotti Tibúrcio: musicista, psicóloga e especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Musicoterapia Neurológica. Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e em orientação familiar.

 

• 15h às 16h – Oficina de práticas corporais - Arena

Profissionais: Ana Paula Machado: licenciada e bacharel em Educação Física e especialista em Educação Especial, Inclusão escolar e Psicopedagogia para pessoas com TEA.

Josimara Rodrigues: licenciada em Educação Física e pós-graduanda em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência.

Rafael Boldrini: licenciado e bacharel em Educação Física e especialista em Natação para pessoas com deficiência, Inclusão e Acessibilidade Curricular

 

• 16h45 às 17h - Apresentação: em toda parte, expressão! - Arena