Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Referência da Juventude, durante o dia.
Foto: Stênio Lima/PBH

Prefeitura promove ciclo formativo para juventude

30/09/2019 | 20:24 | atualizado em 01/10/2019 | 09:08
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, promove no mês de outubro o Circuito Juventudes 2019: ciclo formativo com e pelas juventudes. As ações acontecerão em diversos espaços públicos com o objetivo de fomentar a promoção dos direitos das juventudes. As atividades com a participação da sociedade civil acontecerão, a partir das 8h30 nos dias 1º e 8 de outubro no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (rua Guaicurus, 50, Praça da Estação), no Centro. São esperadas 300 pessoas nos dois dias de atividades que incluem debates, rodas de conversa e apresentações culturais.

 

No dia 1º de outubro serão discutidos os temas sobre condição juvenil no socioeducativo, participação social e política das juventudes, além de educação e democracia. O evento também vai contar com participações artísticas de MC Pilpes, Cia de Teatro AQU'ELAS DK e Coletivo de jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social Lagoa (CRAS Lagoa). Ainda no dia 1º, haverá o lançamento do livro “Ativismo Juvenil e Políticas Públicas”, de Bruno Vieira, que apresenta a trajetória do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte como estudo de caso para o entendimento da atuação política juvenil.

 

O segundo encontro acontecerá no dia 8 de outubro com as oficinas Possibilidades Metodológicas de Trabalho com jovens atendidos no CRAS e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). As oficinas serão realizadas por coletivo formado por jovens educadores sociais e profissionais que trabalham a educação popular e o protagonismo juvenil por meio das artes marginais e comunicação comunitária.