Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove campanha de vacinação contra a gripe

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inicia nesta  semana a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. Na terça-feira, 18 de abril, será realizado o lançamento oficial da campanha, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O lançamento será às 9h30, no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Rua Paulino Marques Gontijo, 109 - Novo São Lucas) e terá a presença do assessor da SMSA, Marcelo Azalin que estará à disposição para atender a imprensa.  A campanha vai até o dia 26 de maio. A vacina está disponível nos Centros de Saúde da capital.

 

Este ano fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina as pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.

 

Em Belo Horizonte a expectativa é vacinar 827.200 pessoas. Em 2016, foram vacinadas 717 mil pessoas na capital. Em 2015, o número de pessoas vacinadas foi de 615 mil. A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).

 

Os acamados e moradores de instituições de longa permanência podem receber a vacina em casa. O cadastramento para este serviço deve ser feito até o dia 24 de abril pelo portal de serviços da PBH, pelo telefone 3277-7722 ou ainda diretamente no Centro de Saúde de referência do paciente. Em 2016, 15 mil pessoas receberam a vacina no domicílio.

 

Os profissionais que foram contratados para trabalhar nos postos extras montados pela PBH para a vacinação contra a Febre Amarela serão realocados para reforçarem a campanha contra Influenza, atuando em algumas unidades e também nas equipes volantes, responsáveis pela vacinação dos acamados. O reforço é de cerca de 200 profissionais.