Pular para o conteúdo principal

Mulher, vestida de palanha, se apresenta para mais de 50 pessoas sentadas em escadaria circular.
Foto: Divulgação

Prefeitura promove apresentações teatrais de parques com tema ambiental

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte dá início, a partir deste domingo, dia 14, ao projeto Doutores do Verde, que vai levar esquetes teatrais humorísticos a 19 parques, das nove regionais da cidade, com o objetivo de incentivar a conservação do meio ambiente e o uso racional das áreas verdes. O coreto do Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego - Parque Ecológico da Pampulha - recebe a primeira apresentação, às 11h do domingo. Depois, às 14h, o projeto chega à Praça do Trenzinho do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal).

 

O projeto Doutores do Verde é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e do grupo de palhaços composto por Janaína Morse, Robson Vieira e Maria Tereza Costa. O grupo foi selecionado por meio de chamamento público.

 

As apresentações são gratuitas e, no mês de abril, ocorrem nos dias 14 e 28. A programação de maio será divulgada no portal da Prefeitura, na página da Fundação de Parques e Zoobotânica, no menu “eventos”.

 

 

Improviso

O esquete, que dura em média 50 minutos, é um jogo de improviso dos palhaços, que interagem com o público. No roteiro básico, os três palhaços amigos tentam realizar um piquenique no parque. Ao andar pelo local na busca do melhor espaço para relaxar, deparam-se com situações que os levam a refletir – e a questionar o público: “Como podemos aproveitar o parque sem degradar o meio ambiente? ”, perguntam.

 

Esses questionamentos resultam em orientações importantes sobre a melhor forma de utilizar os espaços verdes para o lazer e a contemplação sem prejudicar o meio ambiente. “Descarte corretamente o lixo”; “Favor não alimentar os animais silvestres”; “Respeite as normas do local”, “Favor não retirar mudas e plantas do parque”; “Leve apenas fotos e boas lembranças”, estão entre os alertas e sugestões apresentados aos visitantes.

 

 

Apresentações do projeto Doutores do Verde

- Dia 14/4/2019, às 11h no coreto do Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego (Ecológico da Pampulha)

 

- Dia 14/4/2019, às 14h, na praça do Trenzinho do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal)

 

- Dia 28/4/2019, às 9h30, na Praça Circular (menor) do Parque Juscelino Kubitscheck

 

- Dia 28/4/2019, às 11h, no teatro de gramado do Parque das Mangabeiras