Pular para o conteúdo principal

Sífilis tem cura. Proteja-se. Teste e trate.
Arte: PBH

Prefeitura promove ações para alertar sobre a sífilis

criado em - atualizado em

De 18 a 25 de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ações para alertar a população sobre a importância de se ter um diagnóstico precoce da sífilis, tanto adquirida quanto congênita. A ação também vai abordar questões como tratamento e prevenção.

 

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e pode ser transmitida também da mãe para o bebê durante a gestação ou parto. O uso do preservativo é ainda a maneira mais segura de se evitar a transmissão sexual.

 

Em Belo Horizonte, a Prefeitura distribui, mensalmente, nas unidades de saúde, cerca de 700 mil preservativos. Os exames e teste rápidos para diagnóstico da sífilis estão disponíveis nos 152 Centros de Saúde e também nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento da capital: um no bairro Sagrada Família (rua Joaquim Felício, 141) e outro no Centro (rua Saturnino de Brito, 17 – 3º andar). A doença tem cura e o tratamento é ofertado nas unidades de saúde da capital.

 

Quanto mais precoce forem o diagnóstico e o início do tratamento, menores as possibilidades de adoecimento e de transmissão da doença para outras pessoas, especialmente durante a gestação.

 

 

Cronograma de ações

  • 18 de outubro, das 11h às 14h

Distribuição de informativos e preservativos para usuários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte.
 

  • 21 a 25 de outubro, das 8h às 17h

Intensificação da oferta de teste rápido nos Centros de Testagem e Unidades de Referência.

- Rua Saturnino de Brito, 17 – Centro /3º andar
- Rua Joaquim Felício, 141 – Sagrada Família
- Rua Paraíba, 890 – Funcionários
- Alameda Vereador Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia
 

  • 23 de outubro, às 9h30

Ação de mobilização na estação Central do Metrô.
 

  • 24 de outubro, às 9h

Ação de mobilização próximo à Rodoviária e do Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (rua Saturnino de Brito, 17 – Centro /3º andar).