Pular para o conteúdo principal

Mulher, agachada, fala com cidadão em situação de rua, sentado na grama, durante o dia. Ao fundo, outra mulher.
Foto: Adão de Souza/PBH

Prefeitura promove ação para pessoas em processo de saída das ruas

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza, de outubro a dezembro, atividades para pessoas em processo de superação da situação de rua da região do complexo da Lagoinha. Serão realizados encontros no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Noroeste e em outros equipamentos públicos e espaços de lazer, arte e cultura de Belo Horizonte.
 

A programação começa na quinta-feira, dia 24 de outubro, às 10h, Creas Noroeste (rua Peçanha, 144, Carlos Prates), com o “Chá de Casa Nova”, uma roda de conversa para apresentação dos programas e serviços que podem ser acessados pelos cidadãos em superação da trajetória de vida nas ruas e orientação socioemocional. O objetivo do trabalho é realizar intervenções que possibilitem aos cidadãos, em processo de saída das ruas e que permaneciam sob o viaduto Nansen Araújo, se organizarem nessa nova etapa da vida e referenciá-los em outras políticas públicas no Município.

 

As visitas aos espaços culturais e aos equipamentos públicos da cidade serão acompanhadas pela equipe de referência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Noroeste e têm o objetivo de sensibilizar os cidadãos sobre o direito à cidade e aos espaços públicos.

 

 

Programação 

 

  • 24 de outubro 

10h – Chá de Casa Nova: Roda de conversa para apresentação dos programas e serviços que podem ser acessados pelos cidadãos em superação da trajetória de vida nas ruas e orientação socioemocional para a superação da situação de rua.

Local: Creas Noroeste (rua Peçanha, 144, Carlos Prates)

 

  • 31 de outubro 

14h – Passeio Cultural

 

  • 14 de novembro 

14h – Meu Corpo é a Minha Casa

Palestra sobre os cuidados com a saúde com foco na redução de danos e prevenção e tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis.   
Local: Creas Noroeste (rua Peçanha, 144, Carlos Prates)

 

  • 28 de novembro 

14h – Passeio Cultural

 

  • 12 de dezembro 

14h – Anjo não tem Sexo

Oficina e debate - Violência de gênero e efeitos negativos gerados pela cultura machista.

Local: Creas Noroeste (rua Peçanha, 144, Carlos Prates)

 

  • 18 de dezembro 

14h – Passeio Cultural