Pular para o conteúdo principal

Prefeitura planta 595 árvores no Horto Flor D´Água, no bairro Castelo
Foto: Divulgação/PBH

Horto Flor D’Água, no bairro Castelo, recebe plantio de 595 novas árvores

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está concluindo, nesta semana, o projeto de plantio das 595 mudas recebidas em setembro para recuperação de área verde no Horto Flor D'Água, localizado no Bairro Castelo. 

A aquisição foi realizada por meio de medida compensatória do Shopping Diamond Mall, no valor aproximado de R$ 60 mil, e as mudas contemplam um mix diversificado de espécies, que vão de vegetações nativas da Mata Atlântica a árvores frutíferas.  

O projeto de plantio visa o restabelecimento de espaços degradados e a recuperação de áreas verdes no município. Desta forma, são selecionados espaços que necessitem desta revitalização, desde que tenham os insumos necessários para o desenvolvimento da vegetação. 

A iniciativa também reforça a atenção do município com práticas adequadas para minimizar outros tipos de impactos ambientais, como a neutralização da emissão de gases poluentes por meio do reflorestamento. A meta, para os próximos quatro anos, é que sejam plantadas, anualmente, 15 mil árvores em logradouros públicos e demais áreas verdes do município. 

Em parceria com outros órgãos, a SMMA também mantém projetos de incremento da arborização, como Montes Verdes e Agroflorestas Urbanas. “Mesmo com a pandemia, a Prefeitura de Belo Horizonte conseguiu manter o cronograma de plantio. Isso é muito importante para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Além de amenizar o calor, as árvores plantadas adequadamente ajudam na recuperação de cursos d’água, reduzem cheias e contribuem para a revegetação de áreas degradadas”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.