25 Maio 2023 -
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Motta, e a assessora especial, Marilena Chaves, representaram a Prefeitura de Belo Horizonte no 4º Fórum da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec), nesta terça (24) e quarta-feira (25), em São Paulo, dentro da programação da Feira Hospitalar.
No evento, foi debatida a importância do desenvolvimento tecnológico como ferramenta para proporcionar avanços na área da saúde, além da importância de um esforço conjunto entre os setores público e privado para o fortalecimento dessa cadeia nacional, que envolve biotecnologia, inovação, segurança e eficácia.
"A área de saúde constitui uma das prioridades do atual plano de governo para o desenvolvimento, portanto esse é um encontro muito importante para fortalecermos a nossa política de apoio à biotecnologia, que têm um papel de relevância internacional, e para que possamos estabelecer novas conexões entre a iniciativa privada e os instrumentos nacionais de apoio e financiamento ao segmento", celebra Fernando Motta.
Belo Horizonte é protagonista em inovação e fabricação de produtos de biotecnologia no Brasil. Mais da metade das empresas associadas à Anbiotec estão sediadas em Minas Gerais, em sua maioria, na capital e em sua região metropolitana. Especificamente sobre os associados do ramo da biotecnologia aplicada à saúde humana, o setor movimenta cerca de R$ 12 bilhões no País. Deste montante, 25% (R$3 bilhões) são de indústrias instaladas no território mineiro.
“Temos uma grande força produtiva. Entendemos que nos outros estados, como São Paulo, estão as áreas comerciais, mas a ciência, tecnologia e a fabricação de produtos inovadores acontece em Belo Horizonte e em Minas. Temos muito orgulho de anunciar isso sempre”, diz Vanessa Silva da Silva, presidente da Anbiotec.