Pular para o conteúdo principal

Prefeitura participa de evento sobre Dados Abertos

03/12/2018 | 20:28 | atualizado em 03/12/2018 | 20:28
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, marca presença no Workshop do Open Data Institute UK. O evento, promovido pelo Governo Britânico, por meio do Open Data Institute (ODI), é realizado em Recife e tem como objetivo discutir sobre boas práticas envolvam a abertura de dados oficiais dos municípios.

Diante do crescente cenário tecnológico no Brasil e no mundo, a abertura de dados se tornou um tema central na criação dos próximos passos para planejamento de cidades, inovação e progresso. No entanto, ainda não existe um padrão ou diretrizes para divulgação. Neste sentido, o ODI realiza este workshop, que promoverá um debate sobre o tema, apresentando soluções implantadas ao redor do mundo e como cidades brasileiras podem se destacar por terem as informações divulgadas. 

Em Belo Horizonte, a divulgação dos dados oficiais ocorreu no ano passado. O Portal Municipal de Dados Abertos de Belo Horizonte tem o objetivo de divulgar informações dos órgãos do Poder Executivo Municipal, de modo a proporcionar seu amplo uso, reuso, transformação, distribuição, redistribuição, compilação, extração, cópia, difusão, modificação e/ ou adaptação. Esta ação é considerada estratégica para a busca de soluções para os desafios das cidades e a expectativa é que o acesso a estas informações possibilite justamente a criação de produtos e serviços que sejam inovadores para o município e facilitem o acesso dos cidadãos a serviços públicos. 

Superintendente de Negócios da Prodabel, Thiago Rangel ressalta importância da participação da capital mineira no evento. “A participação em um evento deste porte é importante porque fortalece os laços com o consulado britânico e, acima de tudo, permite a troca de experiências com o objetivo de melhorar o serviço prestado ao cidadão em Belo Horizonte”, afirmou.
Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Prato vencedor denominado Trio Ternura, da Faculdade Promove, com três bolinhos de mandioquinha recheados com carne de lata e catupiry, com frango e catupiry e com queijo cremoso. Acompanha molho picante. Belotur apresenta os vencedores do 2º Concurso Prato Junino

A competição foi realizada em parceria com a Abrasel-MG, a Frente da Gastronomia Mineira e quatro faculdades de gastronomia. 

17/06/2019 | 20:34
Mais de quarenta pessoas em fila do Teatro Marília, à noite Prefeitura de Belo Horizonte retoma projeto “Terça da Dança” no Teatro Marília

O projeto será realizado todas as terças de junho e julho, oferecendo espetáculos, intervenções e instalações artísticas de dança.

17/06/2019 | 18:57