Pular para o conteúdo principal

Prefeitura participa de evento sobre Dados Abertos

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, marca presença no Workshop do Open Data Institute UK. O evento, promovido pelo Governo Britânico, por meio do Open Data Institute (ODI), é realizado em Recife e tem como objetivo discutir sobre boas práticas envolvam a abertura de dados oficiais dos municípios.

Diante do crescente cenário tecnológico no Brasil e no mundo, a abertura de dados se tornou um tema central na criação dos próximos passos para planejamento de cidades, inovação e progresso. No entanto, ainda não existe um padrão ou diretrizes para divulgação. Neste sentido, o ODI realiza este workshop, que promoverá um debate sobre o tema, apresentando soluções implantadas ao redor do mundo e como cidades brasileiras podem se destacar por terem as informações divulgadas. 

Em Belo Horizonte, a divulgação dos dados oficiais ocorreu no ano passado. O Portal Municipal de Dados Abertos de Belo Horizonte tem o objetivo de divulgar informações dos órgãos do Poder Executivo Municipal, de modo a proporcionar seu amplo uso, reuso, transformação, distribuição, redistribuição, compilação, extração, cópia, difusão, modificação e/ ou adaptação. Esta ação é considerada estratégica para a busca de soluções para os desafios das cidades e a expectativa é que o acesso a estas informações possibilite justamente a criação de produtos e serviços que sejam inovadores para o município e facilitem o acesso dos cidadãos a serviços públicos. 

Superintendente de Negócios da Prodabel, Thiago Rangel ressalta importância da participação da capital mineira no evento. “A participação em um evento deste porte é importante porque fortalece os laços com o consulado britânico e, acima de tudo, permite a troca de experiências com o objetivo de melhorar o serviço prestado ao cidadão em Belo Horizonte”, afirmou.