Pular para o conteúdo principal

Mulher fala em um púlpito. Ao lado, sentados em um cadeira, um homem e outra mulher observam a apresentação.
Foto: Bruno Magalhães

Prefeitura participa de encontro internacional sobre sistemas alimentares

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, participou, entre os dias 29 e 31 de maio, do 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão. O evento, que aconteceu no Rio de Janeiro, reuniu mais de 70 especialistas para discutir as políticas de alimentação nas cidades e territórios da América Latina.

 

O Fórum foi um momento preparatório para o Pacto de Milão e teve como objetivo fortalecer o papel das cidades signatárias na região da América Latina, além de proporcionar um espaço de cooperação entre os municípios e instituições internacionais que atuam em prol do fortalecimento de políticas alimentares.

 

Representada pela subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, a Prefeitura compôs a mesa Território e Sustentabilidade e apresentou a estratégia municipal da Política de Segurança Alimentar. “Belo Horizonte está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em várias das suas dimensões. A cidade traz uma discussão ampla, agregando temas como a sustentabilidade e a cultura alimentar. Nosso sistema municipal se embasa no conceito de uma produção e distribuição de alimentos tendo como eixo central a conexão entre os produtores e consumidores, pensando não só seu território, mas em toda a Região Metropolitana”, explicou. 

 

A subsecretária destacou, ainda, a relação da cidade com a gastronomia. “Nós temos um programa, lançado em 2017, em uma perspectiva de diálogo com a gastronomia e com o mercado da gastronomia, que em Minas e, por consequência, em Belo Horizonte, é uma cadeia produtiva de muita relevância. Já emitimos mais 1.500 certificados em trilhas de capacitação no tema”, relatou.  A capital é candidata a Rede das Cidades Criativas da UNESCO pela Gastronomia. 

 

Pacto de Milão


O Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, do qual, atualmente, 184 governos locais são signatários, é um protocolo internacional, criado em 2015, com o objetivo de identificar iniciativas comprometidas com a sustentabilidade e resiliência de sistemas alimentares locais, especialmente os urbanos, em todo o mundo. Em outubro deste ano, a cidade de Montpellier, na França, recebe 5º Encontro Anual das Cidades Signatárias do Pacto.

 

No ano passado, os Restaurantes Populares da Prefeitura de Belo Horizonte foram premiados em Tel Aviv (Israel), no 4º Encontro das Cidades Signatárias. O Município foi contemplado na categoria Equidade Social e Econômica, pela oferta de refeições gratuitas e de qualidade à população em situação de rua. Desde janeiro de 2017 foram realizados mais de 870 mil antedimentos ao publico em situação de rua.