Pular para o conteúdo principal

Cidadão sorrindo, em destaque, recebe atendimento de pressão. Ao fundo, outros atendimentos
Foto: José Luiz Rocha

Prefeitura participa da ação Rua de Direitos

criado em - atualizado em

Nesta terça-feira, dia 26, serão realizadas diversas atividades voltadas para prevenção e promoção à saúde da população em situação de rua. A ação “Rua de Direitos” acontece no Parque Municipal, das 9h às 17h e conta com a participação da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC).
 

Ao longo de todo o dia, serão oferecidos serviços e exames de prevenção, além de repassadas orientações e informações sobre cuidados com a saúde. Equipes da SMSA participam do evento com aula da Academia da Cidade, divulgações de informações sobre a tuberculose – sintomas e tratamento, exame de cavidade bucal para diagnóstico precoce de câncer bucal, panfletagem e orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e também sobre o serviço prestado pela equipe do Consultório na Rua.
 

Técnicos das equipes de abordagem social da SMASAC, que realizam o acompanhamento da população em situação de rua em toda a cidade, também estarão no local disponibilizando orientações sobre os serviços socioassistenciais da PBH, bem como informações sobre o funcionamento das casas de acolhimento, dos centros de referência e das repúblicas para pessoas em situação de rua.
 

O ação Rua de Direitos integra o Projeto Rua do Respeito, organizado pela Servas, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Ministério Público e conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.
 

Na ação, além de atividades da área da saúde, serão prestados serviços de assistência social, psicologia, exames básicos, enfermagem, odontologia, emissão de documentos, orientação jurídica e previdenciária, corte de cabelo, lojinha de doação de roupas, entre outros. 

 

Programação da SMSA na Rua de Direitos


9h às 9h30 – Apresentação da Academia da Cidade
9h às 17h – Jogo de dados com perguntas sobre a doença e panfletagem (Tuberculose)
9h às 17h – Exame de cavidade bucal para o diagnóstico precoce de câncer
9h às 13h – Agente Comunitário de Saúde e Assistente social prestam atendimento à população
9h às 17h – Equipe do Consultório de Rua (das 13h às 16h haverá médico e enfermeiro prestando atendimento)
9h às 17h – Equipe da Coordenação da DST/AIDS para entrega de folders e preservativo
9h às 17h – Equipe do Mobiliza SUS (distribuição de folders sobre prevenção à dengue)
16h30 às 17h – Apresentação da Academia da Cidade