Pular para o conteúdo principal

Dois técnicos de saúde observam gato deitado em colchão sobre a mesa.
Foto: Sydney Procópio/PBH

Prefeitura oferece serviço de castração gratuita de cães e gatos

14/03/2019 | 16:49 | atualizado em 24/05/2019 | 15:07
Valdir Sérgio, morador do bairro Boa Vista, ficou encantado com o serviço de castração de animais oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte. “Fiquei sabendo do Centro através de uma vizinha que me informou, fui bem recepcionado pelos servidores e minha cadela também. É ótimo serviço”, afirmou.
 

A castração cirúrgica intervém em quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, como doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal. Além disso, reduz a agressividade, pois deixam de produzir o hormônio testosterona, um dos fatores de comportamento agressivo no animal.

 

O procedimento ajuda a prevenir brigas com outros animais da casa e diminui o instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos para marcar território. Também é responsável por diminuir agitação através das mudanças hormonais pós-castração, o animal fica menos agitado e dorme mais. A tranquilidade ajuda a minimizar os danos materiais provocados por cães e gatos, principalmente quando ficam sozinhos e acaba com os cios e as gestações indesejadas.

 

Em Belo Horizonte, a Prefeitura disponibiliza a castração gratuita em quatro Centros de Esterilização de Cães e Gatos. A unidade da Regional Noroeste (rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara) conta com uma equipe composta por dois veterinários, quatro agentes de combate a endemias, dois agentes sanitários e um assistente administrativo e pode realizar até 40 cirurgias por dia.

 

Rodrigo de Carvalho, médico veterinário do Centro de Esterilização de Cães e Gatos, explica que inicialmente é realizada avaliação clínica para saber o estado de saúde do animal antes da operação. “Sempre informamos para os responsáveis como é feito o procedimento cirúrgico e como será o pós-operatório. Após o procedimento, os animais ficam em observação por até duas horas, tempo necessário para a equipe avaliar o retorno anestésico. Logo em seguida, eles são liberados”, esclarece. Os proprietários também são orientados em relação à medicação que deve ser utilizada e às características de uma recuperação saudável.

 

Fernanda Blandina, moradora do bairro Guarani, aprovou a política pública desenvolvida pela Prefeitura. “É muito interessante a iniciativa, tenho um cachorro e três gatos, sempre agendei atendimento e fui bem acolhida”, comentou Fernanda.

 

Até o fim de 2019, a Prefeitura tem a previsão de inaugurar 2 novos Centros de Esterilização de Cães e Gatos: um na Regional Leste e outro em Venda Nova.

 

Unidade móvel

A Prefeitura disponibiliza ainda uma Unidade Móvel de Esterilização para a realização de cirurgias. A equipe da Unidade Móvel percorre diversas regiões da cidade e agenda cerca de 40 cirurgias diárias.

 

Confira o endereço das unidades:

• Barreiro - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro. Avenida Antônio Praça Piedade, 68, bairro Bonsucesso Telefone 3246-2044.

• Norte - Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo. Telefone: 3277-7413.

• Oeste - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste - Rua Alexandre Siqueira. 375, bairro Salgado Filho. Telefone: 3277-7576.

 

Atendimento Noroeste

O Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos presencialmente na rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, Bairro Caiçara ou pelo telefone 3277-8448.

 

 

14/03/2019. Serviço de castração gratuita. Fotos: Sidney Procópio/PBH