Pular para o conteúdo principal

Prefeitura oferece oportunidade para mudança de categoria da CNH
Foto: Tiago Pena

Prefeitura oferece oportunidade para mudança de categoria da CNH

criado em - atualizado em

Os motoristas que desejam progredir para novas categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm uma oportunidade de fazê-lo de maneira gratuita, com o auxílio da Prefeitura de Belo Horizonte. A ação faz parte do programa Emprega BH e está com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (25) até 6 de setembro, nos postos do SINE e nos equipamentos da Assistência Social e Direito de Cidadania. 

A iniciativa é fruto de uma parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), que prevê diversas ações para o setor de transportes até o fim do ano. 

Nesta etapa, serão selecionados 20 motoristas para a mudança de categoria, seguindo um critério de estímulo à inserção no mercado de trabalho de pessoas em estado de vulnerabilidade social. As mudanças poderão ser feitas das categorias B ou C para D, e da categoria D para E. Os candidatos devem ser maiores de 21 anos e ter, no mínimo, um ano completo na categoria de origem. 

Sobre o Emprega BH no transporte 

Entre maio e dezembro de 2022, serão ofertados cursos de capacitação e/ou qualificação profissional do programa Emprega BH no Transporte, todos gratuitos e em formato de aula EAD (ensino a distância). Serão 1.360 vagas no total, sendo 1,2 mil no formato virtual e 160 de forma híbrida. Poderão participar dos cursos pessoas cadastradas nas políticas de assistência social ou no SINE Municipal.