Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte PBH

Prefeitura oferece aulas on-line de Funcional, Ioga e Ginástica Laboral

criado em - atualizado em

Com o intuito de valorizar e proporcionar mais qualidade de vida ao funcionalismo municipal, o Programa Movimenta PBH vem oferecendo aulas on-line de Treinamento Funcional, Ioga e Ginástica Laboral. As atividades são gratuitas e tiveram início em fevereiro. 
 
De acordo com Ligia Rache, gerente do programa, esta iniciativa faz parte do projeto de mudança de hábitos, com foco na promoção da saúde. Entre os vários objetivos, incentivar os servidores e empregados da PBH a praticarem atividades físicas e adotarem uma alimentação mais saudável.
 
Os exercícios de Treinamento Funcional são realizados às segundas-feiras, das 7h às 7h40, e às quartas-feiras, das 19h às 19h40. As aulas de Ioga acontecem às segundas-feiras, das 19h às 19h40, e às quartas-feiras, das 7h às 7h40. Já a Ginástica Laboral pode ser feitas às terças-feiras e às quintas-feiras, das 9h às 9h20. As aulas são ao vivo, mas, como ficam gravadas, os inscritos podem assisti-las quando puder.
 
Os servidores, estagiários e colaboradores interessados em participar das aulas devem acessar e se inscrever neste link. Depois de confirmada a inscrição, basta acessar  Portal de Ensino a Distância da Prefeitura e clicar na aba "Link das aulas ao vivo" ou em "Gravação das Aulas".


Rodrigo Maciel é professor de Educação Física, especialista em treinamento esportivo e ministra as aulas de Treinamento Funcional. Ele explica que esta especialidade é um conjunto de técnicas que objetivam pensar qual é a função do corpo no ponto de vista da locomoção.


Segundo ele, diferentemente de outras técnicas que se preocupam somente com a força, flexibilidade e mobilidade de forma isolada, essa modalidade tem como característica um trabalho mais completo das capacidades físicas e motoras. 
“Se o servidor praticar o Treinamento Funcional duas vezes por semana, vai sentir logo os benefícios. Como as aulas são gravadas, ele poderá repetir o exercício mais vezes durante a semana. Lembrando que deve haver um intervalo de um dia entre as atividades. A adesão tem sido muito boa e espero que mais pessoas participem”, complementa Rodrigo.


As aulas Kundalini Yoga são ministradas pela professora Isabella Líbero. Bella, como é mais conhecida, revela que esta especialidade de Ioga trabalha o fortalecimento do sistema corporal como um todo. “Lidamos com os sistemas imunológico, endócrino e nervoso, visando o equilíbrio e o fortalecimento entre os três. Trabalhamos também a parte física, mas visamos uma conexão espiritual da pessoa com o seu mundo interior, procurando a paz interna e a tranquilidade, no sentido de criar um caminho para que cada um lide com suas adversidades e atribulações do dia a dia”, explica.


“Mesmo que o mundo esteja um caos e que não tenhamos garantia de nada, ainda podemos criar um espaço dentro de nós em que haja paz, relaxamento e confiança. A Ioga e as práticas de meditação são muito importantes para que a gente possa lidar com as incertezas, sobre as quais não temos controle. Temos que continuar acreditando e nos fortalecendo, com um movimento de dentro para fora para seguir em frente, dando conta das dificuldades que aparecem”, enfatiza Bella. 


Andréa Andrade é servidora na Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul e participa das aulas de Treinamento Funcional. Ela classifica a como “excelente” a iniciativa do Movimenta PBH. 

 

“Durante a pandemia, no geral, as pessoas ficaram mais sedentárias. Sabemos que o sedentarismo ocasiona doenças e improdutividade. Já a prática de atividade física melhora o sistema imunológico, reduz a ansiedade e depressão dentre outros benefícios.  Então, eu, como servidora, me senti valorizada e constatei como a PBH está alinhada com os novos tempos, percebendo como a saúde integral do servidor impacta no desempenho de suas funções”, diz.   

 

Rejane de Moura trabalha na Gerência de Geoinformação da Prodabel e também participa das aulas de Treinamento Funcional. “As aulas possuem três séries com sequência de exercícios, um total de 40 minutos bem aproveitados, que fazem a gente suar. Ter as aulas gravadas facilita para o caso de imprevistos. Esta iniciativa é sensacional. Achei muito legal e fiquei muito feliz com a oportunidade. O Movimenta envia os e-mails sobre as atividades e participo das quais me interessam. Tenho que agradecer pela existência do Programa. Acho que ações assim motivam o servidor”, elogia.