Pular para o conteúdo principal

Prefeitura mantém postos para vacinação contra a raiva até 22 de outubro
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura mantém postos para vacinação contra a raiva até 22 de outubro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte irá manter, até 22 de outubro, locais de vacinação antirrábica de cães e gatos, incluindo um ponto de drive-thru. Os tutores que por alguma razão ainda não levaram os animais para tomar a vacina podem comparecer a algum destes locais. Os endereços e horários de vacinação estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

De acordo com dados parciais do último sábado, dia 16, foram vacinados mais de 240 mil animais. Segundo o balanço parcial da campanha em Belo Horizonte, a cobertura vacinal atingiu 60%.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães com guia ou coleira, e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou caixas de transporte. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis. 

O objetivo da vacinação dos animais é manter o controle da raiva no município. É importante considerar que em Belo Horizonte não há registro da doença em humanos desde 1984, em cães desde 1989 e em gatos desde 1985. 

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordida e por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.