Pular para o conteúdo principal

Homem de chapéu e colete colorido lê livro para mais de sessenta crianças, no parque.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura leva alunos da Rede Municipal ao 5º Salão do Livro Infantil e Juvenil

criado em - atualizado em

O 5º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais está recebendo mais de 5.600 alunos, de 40 escolas da Rede Municipal de Educação, entre os dias 3 e 8 de setembro. Com o tema “Tem criança, tem poesia”, o evento, promovido pela Câmara Mineira do Livro com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, é realizado na avenida Raja Gabaglia, 3950, bairro Estoril. A visita dos estudantes ao Salão do Livro integra as atividades do Leituras em Conexão, programa da Prefeitura que trabalha a valorização da literatura, promoção e desenvolvimento das bibliotecas escolares, formação do hábito de leitura na infância, juventude e sua continuidade por toda a vida.  

 

De acordo com a coordenadora de Promoção da Leitura e do Livro da Secretaria de Educação, Viviane de Cássia Maia Trindade, cada aluno recebe um vale-leitura que pode ser trocado por um livro nos estandes dos expositores.  “Cada aluno leva para o Salão um vale de R$ 25,00 e cada professor, R$ 50,00 para a aquisição de livros. A escolha do aluno é importante para criar um laço afetivo entre ele e a literatura”, enfatizou.

 

A turma é acompanhada por monitores e os alunos também participam de atividades culturais como contação de histórias, leitura de poesias, palestras com autores, e informação sobre acervos direcionados ao leitor infantil e juvenil. 

 

 

Trilhas da Leitura

As escolas que participam do Salão do Livro fazem parte do projeto Trilhas de Leitura, criado pela Gerência de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação, dentro do Programa Leituras em Conexão, com o objetivo de formar o estudante para a aquisição do bem cultural e construir a trajetória de um leitor, desde a aquisição até a troca de experiências. O programa começa na biblioteca da escola e termina com uma carta de cada aluno recomendando a outros leitores na escola ou comunidade a leitura daquele livro. A coordenadora explicou ainda que há uma curadoria dos livros ofertados, para que sejam obras com qualidade estético-literária para os jovens leitores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

 

O 5º Salão do Livro Infantil e Juvenil homenageará o poeta Antônio Libério Neves. A abertura oficial do evento ocorreu na terça-feira, dia 3 de setembro, e o Salão pode ser visitado até o dia 8 às 21 horas.