Pular para o conteúdo principal

Prefeitura leva ações de segurança alimentar ao Parque Roberto Burle Marx
Foto: Divulgação

Prefeitura leva ações de segurança alimentar ao Parque Roberto Burle Marx

criado em - atualizado em

Neste sábado (27), a partir das 10h, no Parque Roberto Burle Marx, no Barreiro, ocorre a quarta e última edição deste ano do Projeto Circuitos de SAN - Ações de Segurança Alimentar na Cidade, da Prefeitura de Belo Horizonte. Estão programadas a comercialização de alimentos e orientações de promoção da saúde para as famílias, entre outras práticas.  As atividades serão conduzidas por equipes da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e de instituições parceiras. 

Os participantes são convidados a avaliar, junto com as equipes de nutrição da PBH, como está a alimentação. Equipes do curso de Nutrição da PUC Minas vão orientar sobre os componentes alimentares como sal, açúcar, gorduras e fibras de alimentos industrializados, e ainda darão dicas sobre a leitura do rótulo dos produtos e a montagem de refeições balanceadas. 

Em um passeio pelo Cerrado, a Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica fará uma exposição de fotos, painéis informativos e exemplares do bioma. A diversidade de frutos do Cerrado como forma de divulgar a potencialidade de sabores e de fontes nutricionais também será abordada. 

Equipes da Academia da Cidade farão atividades coletivas de Lian Gong, alongamento e orientações sobre amamentação. O grupo de Mobilização Social, Teatro Mobs, levará atividades lúdicas sobre alimentação por meio da arte. A música fica por conta da Banda da Guarda Civil Municipal e do projeto Roda Viva - Convivências Sustentáveis. 

A subsecretária de segurança alimentar e nutricional, Darklane Rodrigues Dias, explica a importância do projeto. “Os Circuitos de Segurança Alimentar cumprem uma função importante que é ampliar o acesso a serviços públicos, neste caso, com destaque para a promoção da saúde e qualidade de vida da população. São serviços que já existem na rotina da PBH e de seus equipamentos, mas que, com o Circuito, vai para próximo das famílias. Outro ponto importante, constatado nas últimas edições, é que além de ter acesso aos serviços, as famílias podem conhecê-los melhor”, conclui. 

Circuitos de SAN 

O Circuito de SAN é composto por ações e serviços ofertados pela Prefeitura de Belo Horizonte e pela rede parceira, como setores governamentais, instituições de ensino e organizações sociais. São intervenções, realizadas em praças e parques, para a troca de informações, saberes e experiências sobre agroecologia e a promoção da saúde. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, patrocinada pelo Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC). 

Mais informações e detalhes da programação podem ser acessados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.