12 Maio 2020 -
A Prefeitura de Belo Horizonte deu mais um importante passo no compromisso de simplificação e melhoria do relacionamento com o cidadão: o novo Portal de Serviços inaugura uma plataforma unificada, o BH Digital, desenvolvida em um ambiente mais moderno e de fácil navegação e que passará a gerenciar diversos serviços que serão agregados ao longo do ano.
O novo recurso integrado ao Portal da PBH contou, ao longo do seu desenvolvimento, com a realização de testes com potenciais cidadãos usuários que contribuíram na compreensão da melhor organização das informações. Entre as novidades está um campo de busca em destaque na tela e serviços classificados por temas e grupos elaborados a partir da percepção dos voluntários. Basta acessar este link para conferir o novo portal e achar o que precisa. Os mais de 1 mil serviços ofertados já constam com informações na nova plataforma.
Responsável pelos processos de modernização da Prefeitura, o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos, disse que essa medida faz parte de um conjunto de ações para acelerar a disponibilização de recursos nos meios digitais por conta da pandemia, na medida em que os canais presenciais foram suspensos.
“O mundo inteiro percebeu a força do digital e temos avançado nessa frente nos últimos anos. Muitas pessoas que ainda tinham resistência em solicitar serviços e se relacionar remotamente foram forçadas a fazê-lo em razão do isolamento. Com um volume maior de pessoas acessando nossos canais digitais, toda a equipe envolvida nesse projeto se empenhou e conseguimos lançar o portal, que pretende alavancar a experiência do usuário”, destacou Jean.
Ele explica que ao longo do ano serviços já conhecidos pela população oferecidos em outros sistemas ou presencialmente serão incorporados ao BH Digital. “Por estar em fase de transição, novas funcionalidades serão gradativamente incorporadas no processo de atendimento ao cidadão. Em parceria com o Governo Federal, o Portal de Serviços já permite a criação de um único cadastro, que possibilitará o acesso com mesmo login e senha às demandas relacionadas não só ao município, mas de outros entes públicos que aderiram à plataforma gov.br.
A ideia é que o maior número de pessoas se sintam estimuladas a utilizar os serviços on-line, percebendo como é muito mais fácil pedir por esse caminho. “Pela internet, os serviços podem ser solicitados a qualquer dia da semana e em qualquer horário, pelo celular, tablet ou computador. O cidadão economiza tempo, gastos com deslocamento, pode enviar documentos, fotos e, ainda, pode acompanhar tudo de casa mesmo”, pontua Jean.
Ao acessar o novo portal, o cidadão poderá solicitar os serviços disponíveis para captação nos meios digitais, bem como consultar as informações disponíveis. O novo portal disponibiliza os serviços que podem ser requeridos, além de informações como exigências, prazos, passo a passo, serviços relacionados, legislação, material Informativo, órgão ou unidade responsável.