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Foto da página inicial da nova versão do PBH APP
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura lança nova versão do PBH App com login de acesso único integrado

22/06/2020 | 14:57 | atualizado em 25/06/2020 | 17:50

A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou uma versão ainda mais moderna do aplicativo PBH APP, integrada ao BH Digital – atual Portal de Serviços do Município. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS.

 

Entre as novidades está o novo recurso de acesso por meio de um cadastro único. Em parceria com o Governo Federal, por meio da Rede de Governo Digital, a atual plataforma permite o acesso com mesmo login e senha às demandas relacionadas não só ao município, mas de outros entes públicos que aderiram à plataforma gov.br. Este recurso permite acesso a 63 serviços disponíveis no PBH App e a outras demandas neste link.

 

A ação é mais uma medida da Prefeitura para facilitar e simplificar a possibilidade do cidadão solicitar e acompanhar eletronicamente o serviço – uma realidade em tempos de distanciamento social e suspensão de atendimentos presenciais – bem como avaliar a qualidade das demandas encerradas. Na ótica da Prefeitura, esse acesso integrado contribui na unificação em uma só plataforma de trabalho para atendimento a diversas demandas dos cidadãos.

 

Também foram incluídos 13 novos serviços ao aplicativo, como denúncias de estabelecimentos que têm descumprido medidas de funcionamento – entre elas, aceitar somente pessoas com máscaras e adotar o limite máximo de clientes no local. Outra novidade é a possibilidade de fazer denúncias relacionadas a eventos irregulares em salões de festas comerciais.

 

Ao todo, 69 serviços estão disponíveis no PBH App, sendo os mais demandados aqueles relacionados à manutenção da cidade, como tapa-buraco, poda de árvore e manutenção de iluminação pública, bem como os de fiscalização. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 119 mil usuários cadastrados que serão orientados a realizarem o cadastro na plataforma gov.br, caso não possuam.     

 

 

Solicitações realizadas antes da atualização

Os pedidos registrados pelo cidadão até o dia 18 de junho poderão ser acompanhados normalmente na versão antiga do aplicativo.

 

 

Migração para o digital

A simplificação e o baixo custo das solicitações realizadas nos canais digitais têm impactado em migração dos atendimentos presenciais, o que foi acelerado pela Prefeitura de Belo Horizonte no contexto da pandemia da Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão confirmam esse fluxo. Segundo o levantamento, em 2017 os pedidos feitos pelo aplicativo representavam apenas 3,97% do total de demandas registradas nos canais de atendimento da Prefeitura (presencial, aplicativo, portal e 156). Já em 2018, o índice aumentou para 7% e, em 2019, saltou para 19%, com um volume de mais de 40 mil pedidos feitos pela plataforma.


As solicitações on-line pelo aplicativo PBH App e Portal da PBH representam mais de 2/3 do total de solicitações dos serviços de manutenção e fiscalização da cidade, indicando uma adesão da população aos canais digitais. Por exemplo, 69% das demandas de serviços de tapa-buraco e 95% das demandas de manutenção de lâmpadas da iluminação pública são feitas pelos canais digitais. 


  


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